O segundo mês do ano apresenta cultura, tradição e história em diversos eventos pelo Uruguai

O verão no Uruguai está só começando e os eventos no país seguem intensos até o final da estação. Nesta época, diversas regiões do país promovem shows, festivais e atrações culturais imperdíveis.

Se você planeja uma viagem para o Uruguai em fevereiro, não deixe de conhecer alguns desses eventos que permitem vivenciar um pouco mais das tradições e da essência do país.

Carnaval uruguaio


Um dos eventos mais famosos do Uruguai, que conta com a participação de toda a população, é o Carnaval. A festa envolve diversas tradições e culturas uruguaias e acontece durante aproximadamente 50 dias seguidos, sendo considerado o carnaval mais longo do mundo.

Nos dias 7 e 8 de fevereiro acontecem os “Desfile de Llamada”, em Montevidéu. O evento lota a Avenida 18 de Julio, a principal da capital,  com mais de 2500 pessoas tocando os tambores do Candombe, uma dança com atabaques típica do país.

Ainda no ritmo de carnaval o “Desfile de Llamada del Interior” acontece em Durazno, região central do país, no dia 16 de fevereiro. O evento é um dos mais tradicionais do Uruguai reunindo mais de 30 grupos de todos os estados.

Foto: Serrana Díaz – Ministério de Turismo do Uruguai

Festa Nacional da Uva


As cidades de Colônia del Sacramento e Carmelo sediam em 8, 9 e 10 de fevereiro a Festa Nacional da Uva. O evento reúne exposições, espetáculos de artistas nacionais e internacionais, parque de diversões e  muitas atividades para as crianças.

Vinho e gastronomia


A cidade de Carmelo recebe, no dia 16 de fevereiro,  o Uva & Vino Point, evento que transforma o local em uma espécie de Toscana latino-americana com diversas atividades para toda a família com entrada gratuita.

O intuito é promover, junto à população e visitantes, a cultura do vinho e da gastronomia. O espaço reúne foodtrucks, atividades infantis, feira com produtos locais e shows artísticos. E, como não poderia faltar, há diversos rótulos para degustação.

Foto: Divulgação

Esculturas na Areia


Quem estiver por Rocha nos primeiros dias de fevereiro, 1 e 2 mais precisamente, poderá acompanhar o encontro de artistas de escultura de areia, que ocorrerá na Playa Bahía Grande, em La Paloma.

O 6º Castillos en la Arena reúne artistas de toda a América Latina que realizam esse tipo de trabalho. O evento ainda traz ao turista oportunidade de acompanhar, ao vivo, as incríveis esculturas de areia ganhando forma.

Celebração a Iemanjá


No dia 2 de fevereiro acontece no Parque Rodó, em Montevidéo, a festa de celebração a Iemanjá. É um ritual onde tradições de origem afro-brasileiras se misturam e chamam a atenção do público local. Na celebração é prestada uma homenagem à Rainha do Mar por meio de oferendas lançadas ao Rio da Prata em barquinhos de madeira.

Festival Grito de Asencio


Por fim, no dia 23, na cidade de Villa Soriano, no estado de Soriano, acontece o “Festival Grito de Asencio”. O estado celebra em todo mês de fevereiro a sua importante participação na luta pela independência. É realizada uma marcha a cavalo que percorre as principais cidades que testemunharam a história simbolizada pelo conhecido “Grito de Asencio”. É um evento muito tradicional na cidade.

» 8 cidades bonitas para visitar no Uruguai
» 13 atrações imperdíveis para conhecer no Uruguai
» Brasil e Uruguai assinam acordo que facilita residência permanente
» 22 cidades mais visitadas da América do Sul

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Créditos do Airbnb para usar em 2019

Artigo anterior

Programação – Desfiles e blocos no Carnaval do Rio de Janeiro 2019

Artigo seguinte

Você pode gostar