Os castelos franceses revelam um mundo repleto de sofisticação, história, beleza e magia para conhecer bem pertinho de Paris

Você aprecia história, cultura e arquitetura? É apaixonado pela grandeza artística do Renascimento e ama o aspecto imponente do estilo medieval? Se encanta por cenários que parecem ter saído de contos de fadas? Se você respondeu sim e pretende conhecer a França, não pode deixar de visitar alguns belíssimos castelos históricos que ficam a poucas horas de Paris.

Os arredores da capital francesa guardam um incomparável patrimônio histórico e heranças excepcionais que podem ser apreciados nos diversos castelos bem conservados da região.

Seja para viver um passeio romântico, fazer um piquenique em seus jardins ou explorar o rico legado dos monarcas que habitavam essas imponentes construções, conheça 5 castelos próximos de Paris que você tem que visitar.

Fontainebleu


Foto: Pixabay

O Castelo Real de Fontainebleau fica localizado na região central da cidade que leva o mesmo nome e fica a cerca de 60 quilômetros de Paris. A suntuosa construção renascentista foi residência de diversos monarcas e guarda até os dias atuais as marcas de cada dinastia que passou por lá.

O palácio serviu como residência real por pelo menos oito séculos, por isso conta com um patrimônio único. Não deixe de visitar a Galeria François I, o Museu de Napoleão I, a Igreja da Trindade, o salão de baile e os dois boudoirs – pequenos cômodos usados exclusivamente por senhoras – que Luís XVI deu de presente a sua esposa Maria Antonieta.

Com mais de 1500 salas, o edifício abriga um acervo digno de realeza, com peças de raras mobílias antigas e obras de arte. A área externa possui 80 hectares e revela jardins, lago de carpas e fontes de beleza sublime que você pode conhecer a bordo de uma canoa ou carruagem.

Versailles


Foto: Pixabay

Nem é preciso ressaltar a importância do belo Castelo de Versailles, situado a 24 km do centro de Paris. Passeio obrigatório para quem visita a cidade luz, é o símbolo máximo da realeza absoluta francesa e de suas extravagâncias. Construído o século 17 por Luís XIV, hoje é um dos palácios mais belos e famosos do mundo.

São inúmeros salões e quartos para visitar em Versailles e todos impressionam pelo luxo e ostentação da época. Alguns pontos imperdíveis para visitar são a Galeria dos Espelhos, com lustres suntuosos e decorações douradas, e o Quarto do Rei, um complexo de salões onde ocorriam os eventos mais importantes do palácio.

Além da visita ao interior do castelo, você poderá apreciar a geometria dos jardins concebidos por André Le Nôtre, com diversos desenhos e cores. Uma boa oportunidade para sair caminhando e se deslumbrar com cantinhos inesperados que sempre surpreendem.

Pierrefond


Foto: Pixabay

O Castelo de Pierrefond fica a pouco mais de uma hora de carro de Paris e, assim como o castelo de Fontainebleau, foi habitado por diversos monarcas, o que o deixou tão peculiar e encantador. Até o arquiteto Viollet-le-Duc completar a restauração de Napoleão III no final do século XIX, o castelo de Pierrefonds estava em ruínas.

Quase 30 anos foram necessários para concluir o trabalho. E o resultado foi maravilhoso: pontes levadiças, torres medievais e uma fortaleza fazem parte do conjunto arquitetônico. Andar por Pierrefond é como fazer uma viagem mágica ao tempo dos cavaleiros. Bem próximo ao castelo está a floresta de Compiégne, não perca a oportunidade de fazer uma caminhada por lá.

Vaux-le-Vicomte


Foto: Pixabay

O belo e imponente Castelo de Vaux-le-Vicomte está localizado em um parque de mesmo nome que fica a cerca de 50km de Paris. Esbanjando uma arquitetura clássica, a construção demorou 20 anos para ser finalizada e ficou pronta em 1661, quando foi doada a Nicolas Fouquet, superintendente das finanças sob o reinado de Louis XIV. O projeto era tão lindo que inspirou o monarca a projetar o Palácio de Versalhes.

Além dos aposentos particulares dos Fouquet, no piso térreo é possível observar um interior barroco presente na sala da Grande Praça, Sala das Musas, São dos Jogos e no fabuloso Quatro do Rei, onde o teto leva uma decoração em ouro. Durante o passeio também se conhece os lugares ocupados pelos criados, o porão, a adega, a cozinha e outros cômodos que nos fazem vivenciar o cotidiano das pessoas comuns que ali viviam.

Para finalizar a visita, caminhe pelos mais de 100 hectares da área externa do castelo para apreciar o lindo jardim projetado pelo famoso André Le Nôtre, responsável também pelo jardim de Varsailles. São estátuas, cores, lagos e formas geométricas coloridas, um verdadeiro show junto à natureza.

Breteuil


Foto: Pixabay

O Château de Breteuil é um castelo de propriedade particular que sempre pertenceu à mesma família. Localizado a cerca de 35 ao sul de Paris, abriga um mundo mágico que parece ter saído dos contos de fadas, o que o torna perfeito para um passeio com crianças.

Com diversos ambientes, o castelo abriga mais de 50 personagens de cera do Museu Grévin, como réplicas de Maria Antonieta, Louis XVI e Marcel Proust. Além disso, clássicos infantis de Perrault também estão presentes nessas encenações.

É possível ver de perto réplicas de personagens icônicos como o Gato de Botas, a Chapeuzinho Vermelho, Cinderella, entre outros. Diversas atividades de recreação são realizadas com crianças, o que torna o ambiente verdadeiramente mágico. E, cá pra nós, os adultos também amam.

Como visitar os castelos próximos a Paris?


Vai para a França pela primeira vez e quer aproveitar para desvendar toda a magia e imponência desses castelos próximos a Paris? A França Entre Amigos é uma empresa que realiza diversas opções de roteiros e conta com motoristas que já conhecem a região e que falam português, tudo para deixar a viagem mais confortável e segura.

A vantagem é que esses profissionais especializados já estão acostumados com os brasileiros, sua cultura e preferências, o que torna a viagem ainda mais especial.

+Info:

França entre Amigos
França: 06 64 54 59 01
Brasil: 00 (XX) 33 664545901
www.francaentreamigos.com.br

» Passeios bate e volta partindo de Paris
» 17 dicas de Paris para brasileiros: todos deveriam saber
» O que você precisa saber antes de viajar para a França
» 12 cidades medievais para conhecer no sul da França

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Glampings no Brasil: hospedagens de luxo na natureza para curtir em família

Artigo anterior

Como chegar em San Blas, no Panamá

Artigo seguinte

Você pode gostar