Águas cristalinas, paisagens de tirar o fôlego e muita natureza. Conheça 42 praias paradisíacas para visitar no Nordeste

Quem não sonha em descansar em um lugar tão bonito que parece até ter saído de um cenário de filme? Viver essa experiência pode estar bem pertinho de você. No Brasil existem inúmeros lugares encantadores, mas as praias sempre estão sempre entre os as atrações preferidas e mais procuradas pelos turistas. Espalhadas por diversos estados, é possível encontrar desde as mais badaladas para quem curte um agito até as mais desertas para os que preferem uma viagem imersa na natureza.

Quando o assunto é praia no Brasil, não há como não citar a paradisíaca costa nordestina. A região é o principal destino de sol e águas cristalinas do país, entrando no topo da lista dos viajantes que escolhem passar as férias no Brasil. Conheça 42 praias paradisíacas do Nordeste para se surpreender:

Praia de Carneiros – PE


Foto: ckturistando / Wikimedia Commons

Uma mistura de descontração, encanto, pousadas de charme e muito sossego nos dias de semana. Algumas praias superam nossas expectativas e esse é o caso da charmosa Tamandaré, em Pernambuco. Com boas opções de hotéis e apartamentos, os turistas podem apreciar as belas piscinas naturais que ficam ainda mais lindas durante a maré baixa. Se você está em Tamandaré, aproveite para visitar também as praias de Carneiros, Campas, Pontal do Lira e Boca da Barra.

Taipu de Fora – BA


Foto: Márcio Filho / MTUR

A Bahia é um dos lugares mais encantadores do Brasil e guarda um verdadeiro tesouro da natureza: a Península de Maraú é um santuário ecológico de 40 km de costa litorânea com piscinas naturais, manguezais e cachoeiras. As águas cristalinas da praia Taipu de Fora formam o cenário perfeito para observar peixes coloridos, corais e um lindo pôr do sol.

Praia de Antunes – AL


Foto: Marco Ankosqui / MTur

Uma praia muito tranquila de águas mornas e poucas ondas, ideal para quem viaja com crianças. Praticamente deserto, o local não possui uma grande estrutura de bares e restaurantes, mas conta com alguns quiosques rústicos e charmosos que servem aos visitantes petiscos e bebidas.

Jeribucaçu – BA


Foto: Sec. Tur Bahia

No município de Itacaré, na Bahia, Jeribucaçu é uma praia isolada que merece uma visita. O acesso ao local é realizado por meio de barcos ou por uma trilha de 20 minutos por dentro de uma fazenda.

Gosta de aventura? A dica é optar por uma outra trilha, mais longa, que leva em torno de 45 minutos até a Cachoeira da Usina. Para esse passeio é recomendado a orientação de um guia, já que o caminho acontece dentro da mata fechada atravessando rios e mangues. As areias branquinhas cercadas por coqueiros vão fazer você se apaixonar.

Baía dos Porcos – PE


Foto: Bruno Lima / MTUR

Cartão postal de Fernando de Noronha, a Baía dos Porcos tem apenas 100 metros de comprimento, mas essa pequena faixa de areia é tão bonita que fica difícil descrever em palavras.

Eleita diversas vezes como a praia mais linda do Brasil, é formada por um mar cristalino com tonalidades de verde, piscinas naturais e pedras vulcânicas. Dentre as atividades que não podem deixar de ser realizadas está o mergulho com snorkel, onde é possível observar tartarugas, arraias, peixes e corais.

Tabatinga – PB


Foto: Cacio Murilo / MTur

Área de proteção ambiental, a aconchegante praia de Tabatinga fica a 30 km de João Pessoa e é uma boa opção para quem deseja repor as energias. Com uma faixa de areia dourada e um mar de cor verde, a praia é ideal para a prática de esportes como vela e windsurfe. O grande destaque do local fica por conta do encontro do rio com o mar e das nascentes à beira mar, conhecidas como maceiós.

Praia do Espelho – BA


Foto: Marcio Filho / MTur

A poucos quilômetros de Trancoso está a Praia do Espelho, um oásis no distrito de Porto Seguro.  O nome da praia se dá por ser possível ver o reflexo do céu e das falésias na água durante a maré baixa. Suas pousadas rústicas próximas à praia e o ambiente tranquilo agregam ainda mais charme ao lugar.

Caso visite a região durante a lua cheia, não deixe de sentar na praia a noite e apreciar o brilho no mar, uma paisagem inesquecível.

Flecheiras – CE


Foto: Sec. Tur Ceará

Uma pequena vila de pescadores, que embora não ofereça hospedagem de luxo tem diversas pousadas que atraem turistas do mundo todo. Flecheiras é uma praia exótica do litoral cearense totalmente integrada à natureza e com piscinas naturais perfeitas para mergulhos.

Se você gosta de provar novos pratos vai adorar a gastronomia da região, que incorpora algas como ingrediente principal dos quitutes servidos nos restaurantes da charmosa praia. 

Praia do Patacho – AL


Foto: Cícero R. C. Omena / Wikimedia Commons

Mais um paraíso escondido em Alagoas, a Praia do Patacho é ainda pouco conhecida pelos turistas que desejam explorar as belas praias do Nordeste brasileiro. Ideal para quem busca um contato direto com a natureza, oferece diversas pousadas para hospedagem. Na areia não há barracas, bares ou restaurantes, ampliando ainda mais a sensação de preservação do ambiente natural.

Suas águas translúcidas e coqueiros vistosos formam o cenário perfeito para desfrutar momentos de tranquilidade à beira mar.

Praia de Atins – MA


Foto: chickenloop

O Maranhão é um estado com diversos encantos que vão muito além dos famosos Lençóis Maranhenses. Um desses atrativos imperdíveis é a Praia de Atina.

Na vila você vai encontrar um povoado alto-astral e lagoas de fácil acesso, como a Lagoa Verde e a Tropical. Os ventos fortes facilitam na prática de kitesurf e, depois de gastar as energias com o esporte, nada melhor do que degustar a especialidade da região, os camarões. Outra dica imperdível é apreciar a revoada de guarás ao entardecer.

Praia da Pipa – RN


Foto: Humberto Sales / MTur

Umas das praias mais famosas do Rio Grande do Norte, a Pipa é muito popular entre os surfistas e atrai tanto os turistas que buscam um lugar com festas durante todo o dia, mas também os que querem apenas relaxar à beira mar. O cenário encantador fica por conta da junção das dunas e das falésias, além de um entorno com muito verde espalhado pela orla.

São Miguel do Gostoso – RN


Foto: Divulgação / pureresorts

Também no Rio Grande do Norte, outro lugar que merece ser visitado é  São Miguel do Gostoso. Ainda pouco frequentadas pelos turistas brasileiros, as praias da vila são praticamente desertas. Uma caminhada pelas areias branquinhas até as praias do Cardeiro e da Xepa é ideal para se deslumbrar com paisagens tranquilas e verdadeiros cenários de cinema.

Jericoacoara – CE


Foto: Jade Queiroz / MTUR

Um dos destinos ecológicos mais bonitos do Brasil, Jeri está a 300 km de Fortaleza e oferece aos visitantes diversas formas de lazer como curtir um passeio pelas dunas, relaxar nas redes à beira mar ou nadar nas lagoas de águas cristalinas.

Maracajaú – RN


Foto: Divulgação Maracajau Divers

Conhecida como o “Caribe” do Rio Grande do Norte, a Praia de Maracajaú tem como principal atrativo os passeios de barco que permitem um mergulho em uma das maiores costas de corais do Brasil. Bem pertinho da capital Natal (cerca de 60 km), o lugar mantém uma estrutura simples e rústica, com restaurantes e hotéis cercados por coqueiros e dunas.  

Barra Grande – PI


Foto: Sec. Tur Piaui

Um verdadeiro paraíso que ainda não foi descoberto pelo turismo de massa. Barra Grande fica a 380 km de Teresina e oferece, além de uma culinária deliciosa, diversas opções de lazer como kitesurf, o stand up e um encontro com cavalos-marinhos.

Lagoinha – CE


Foto: Sec. Tur Ceará

Com boas opções de pousadas e restaurantes, Lagoinha está localizada a 124 Km de Fortaleza e é uma ótima opção para quem busca por praias paradisíacas no Nordeste. Sua orla em forma de meia lua, coberta de dunas avermelhadas e coqueiros, é uma paisagem única e encanta os olhares de todos que a visitam.

Praia do Toque – AL


Foto: Marco Ankosqui / MTur

Rodeada de pousadas de charme em um ponto isolado do litoral de São Miguel dos milagres, em Alagoas. Com águas mornas, calmas e claras, a Praia do Toque tem clima sossegado e é indicada para quem precisa se “desconectar” da rotina.

Praia de Tambaba – PB


Foto: Otávio Nogueira / Flickr

Primeira praia do Brasil que foi oficialmente considerada de nudismo, Tambaba possui uma beleza natural única, com águas mornas de cor esmeralda e um entorno cercado por falésias coloridas e corais.

Praia de Moreré – BA


Foto: Márcio Filho / MTUR

Uma das mais calmas ilhas de Boipeba, a praia de Moraré costuma receber visitantes que chegam de barco partindo de Morro de São Paulo. Sua estrutura simples, areias claras, riachos de água doce e um mar espetacular formam o cenário perfeito para abrir a canga e descansar aproveitando a sombra de uma amendoeira. Com uma água de coco geladinha tudo fica ainda melhor.

Porto de Galinhas – PE


Foto: Cleferson Comarela / Wikimedia Commons

Um sonho de lugar: assim podemos descrever Porto de Galinhas. Conhecido por suas águas calmas, mornas e piscinas naturais, com uma abundância de recifes de corais, proporciona uma experiência inesquecível junto às diversas espécies de peixinhos coloridos que nadam junto aos banhistas.

Canoa Quebrada – CE


Foto: Jade Queiroz / MTUR

É impossível visitar Canoa Quebrada e não se impressionar com a beleza natural presente por todos os lados. Situada entre falésias, dunas e uma mar azul, a praia é conhecida por seus ventos fortes que favorecem a prática do windsurfe e pelas jangadas, que completam a paisagem.

Maragogi – AL


Foto: Legacy600 / Wikimedia Commons

Conhecida como “Caribe brasileiro“, a pequena cidade de Maragogi, no litoral norte de Alagoas, é repleta de praias com águas claras e mansas , que formam um gigantesco piscinão em frente um litoral cercado por coqueirais. Quem estiver pela região não pode deixar de conhecer as famosas piscinas naturais de Maragogi, um dos cenários mais belos do nordeste.

Praia do Madeiro – RN


Foto: Divulgação / Hotel Ponta do Madeiro

Considerada uma das mais belas praias do Nordeste, a Praia do Madeiro é cercada por falésias que chegam a 40 metros de altura e está em uma área de proteção denominada como “Baía dos Golfinhos” uma região do litoral potiguar que recebe a visita ilustre de dezenas de golfinhos todos os dias.

Coroa do Avião – PE


Foto: Divulgação

A pequena e paradisíaca ilha, fica próximo a Ilha de Itamaracá, em frente ao Forte de Santa Cruz. O acesso até a estreita faixa de areia é feita por barcos, lanchas e jangadas que partem da Praia do Forte. Cercada por um litoral de águas impressionantemente claras, a Coroa do Avião tem cenários digno de uma ilha caribenha.

Praia do Forte – BA


Foto: Gleidson Santos / MTUR

A Praia do Forte fica no município de Mata de São João e é um dos grandes destaques do litoral baiano. A praia fica a apenas 80 km de Salvador, e possuí 12 km de litoral pontilhado por maravilhosas piscinas naturais perfeitas para relaxar e curtir as temperaturas altas da região.

Praia do Amor – RN


Foto: Humberto Sales / MTur

Vizinha da famosa Praia de Pipa, a Praia do Amor é um dos melhores pontos de surf do Rio Grande do Norte. A praia tem clima descontraído e oferece boas opções de restaurantes e bares em todo o litoral. Quem sobe ao mirante natural do Chapadão entende o nome do local: as pedras que formam piscinas naturais durante a maré baixa, formam o desenho de um coração.

Praia de Moreré – BA


Foto: Márcio Filho / MTUR

A Praia de Moreré abriga uma pequena e charmosa vila de pescadores em uma das praias mais sossegadas da Bahia. Piscinas naturais. praias com faixas de areia branquinha e imensos coqueiras são as principais atrações naturais do destino.

Praia de Calheta – PE


Foto: Cássia Afini / Flickr

Com faixa de areia pequena e cercada por pedras que protegem uma pequena baía, a Praia de Calheta tem aspecto rústico e oferece um ótimo ponto para banho próximo a capital pernambucana. Os aventureiros podem experimentar a enorme tirolesa que deliciosa tirolesa que tem início em um mirante natural e término nas águas claras do litoral.

Praia do Gunga – AL


Foto: Marinelson Almeida / Flickr

Queridinha entre os maceioenses, a Praia do Gunga é o grande destaque do litoral sul alagoano. Demarcada pela encantadora Lagoa do Roteiro de um lado e pelas falésias multicoloridas do outro, a praia é pontilhada por coqueiros, que podem ser conferidos em um mirante na entrada da atração.

Croa do Goré – SE


Foto: Cleverton Ribeiro / MTur

Disponível apenas durante a maré baixa, a Croa do Goré é uma pequena faixa de areia localizada á beira do rio Vaza-Barris, na Praia do Mosqueiro. Esse é considerado um dos melhores pontos para banho do estado, e uma atração indispensável para quem visita Aracajú.

Morro Branco – CE


Foto: Otávio Nogueira

Famosa entre os turistas e moradores de Fortaleza, a Praia de Morro Branco é cheia de atrações e merece destaque em uma visita ao Ceará. Falésias, dunas, rios e lagoas dividem espaço e formam um cenário encantador. O Labirinto do Morro Branco, o encontro do Rio Choró com o mar, e o centrinho de artesanato de Beberibe são passeios indispensáveis.

Praia de Carro Quebrado – AL


Foto: Cícero R. C. Omena / Flickr

Uma enorme barreira de falésias e um litoral incrivelmente azul fazem da Praia de Carro Quebrado, um dos destinos mais interessantes para visitar no litoral alagoano. A praia não possuí estrada e por isso o acesso é feito apenas por buggy e lancha. A falta de estrutura e a ausência de movimento de pessoas, mantém o clima tranquilo e paradisíaco do local.

Baía do Sancho – PE


Foto: Gustavo Albano

Eleita 2 vezes como a praia mais bonita do mundo, a Baía do Sancho é o principal cartão postal de Fernando de Noronha, em Pernambuco. O acesso não é fácil, sendo feito a partir do alto de um penhasco com mirante e vista espetacular de toda baía. De lá é necessário descer dois lances de escada encravadas em entre as rochas. Outra opção é fazer os passeios de barcos com paradas em todas as praias da ilha.

Praia de Muro Alto – PE


Foto: Cleferson Comarela / Wikimedia Commons

Protegida por uma imensa barreira de corais que forma um imenso piscinão de águas mornas, ideal para crianças e passeios de caiaque, a Praia de Muro Alto é cercada por uma área preservada de Mata Atlântica e concentra alguns dos hotéis mais luxuosos e privativos de Porto de Galinhas.

Praia de Coqueirinho – PB


Foto: Cacio Murilo / MTur

A atração faz parte da maravilhosa Costa do Conde, no litoral sul da Paraíba, e tem esse nome pela concentração de coqueiros espalhadas em toda a faixa de areia. É possível contemplar o visual da praia do alto do mirante Dedo de Deus, um miradouro natural no topo da falésia que cerca a atração.

Mundaú – CE


Foto: Gustavo Albano

A praia faz parte do município de Trairi e abriga uma acolhedora e tradicional vila de pescadores próximo ao encontro do Rio Mundaú com o mar. O clima pacato e tranquilo da vila faz do local um destino perfeito para quem deseja curtir as belezas do nordeste em um local onde o movimentação de turistas não é intensa.

Quando estiver em Mundaú não deixe de mergulhar nas piscinas naturais durante a maré baixa, fazer um passeio pelo Rio Mundaú e conferir o por do sol no topo das dunas próximas à vila.

Galinhos – RN


foto: Lucas Czapski Simoni/ Wikimedia Commons

Galinhos guarda as belezas do extremo norte do litoral potiguar. O vilarejo erguido em uma enorme península que corta o litoral, tem poucas ruas, praias com águas claras e mansas e passeios imperdíveis onde o turista pode observar as belezas poucos exploradas da região.

Baía Formosa – RN


Foto: (Divulgação)

Com belezas naturais surpreendentes, o município de Baía Formosa está a 94 km de Natal e possuí cerca de 26 km de praias semi-desertas que concentram a maior área de Mata Atlântica do Rio Grande do Norte. Outras atrações são a Lagoa da Coca Cola, a Praia do Sagi, e as falésias que recortam a baía.

Praia do Francês – AL


Praia do Francês. Foto: Gustavo Albano

A Praia do Francês fica a apenas 20 km de Maceió e pode ser conhecido em um bate e volta. A Praia oferece pousadas charmosas que ajudam a prolongar a estadia na atração. A Praia do Francês tem um trecho de banho protegido por uma banco de corais que formam uma enorme piscina natural. Do outro, ondas forte atraem surfistas e praticantes de esportes a vela.

Maracaípe – PE


Foto: Bruno Lima / MTUR

Vizinha da Famosa Praia de Porto de Galinhas, a vila de Maracaípe é o reduto dos surfistas que chegam no município de Ipojuca. Palco de campeonatos de surf, o vilarejo fica em frente a uma maravilhosa praia e oferece lojinhas para compras básicas, quiosques e restaurantes.

Havaizinho – BA


Foto: Divulgação Sec Tur Bahia

A Praia de Havaizinho tem um pequena faixa de areia protegida por dois costões de pedras, e cercada por coqueiros. O acesso até a atração é através de uma trilha de fácil acesso cercada por Mata Atlântica.

Praia de Genipabu – RN


Foto: Vlademir Alexandre / MTur

Esse paraíso pode ser visitado em uma viagem bate e volta partindo de Natal. A Praia de Genipabu faz parte das atrações mais conhecidas do estado e tem acesso pelos divertidos passeios de buggy. A praia é emoldurada por uma enorme duna onde é possível apreciar a Lagoa de Genipabu e também fazer passeios de dromedários.

» 10 rotas para fazer um mochilão pelo Brasil
» Mochilão no Brasil: roteiro de 30 dias conhecendo as melhores praias do nordeste
» 23 hotéis brasileiros que valem toda a viagem
» 100 destinos para conhecer no Brasil

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com a Latam, MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Destinos internacionais baratos para viajar em setembro

Artigo anterior

Black Friday 2018 dicas para encontrar passagens aéreas mais baratas

Artigo seguinte

Você pode gostar

Mais em Destaque