Os benefícios de estar imerso na natureza são diversos, veja algumas razões para se “desligar” durante alguns dias e viver melhor

Você já deve ter percebido como viajar para perto da natureza tem o poder de renovar nossas energias, nos acalmar e trazer um conforto diferente do encontrado nas grandes cidades. Por mais que tentamos nos distanciar disso, estamos conectados de alguma forma ou outra com algo divino e extraordinário. Somos parte de algo maior e estamos ligados com a mãe natureza de diferentes formas.

Apesar dessa sensação de conforto ser incontestável, pode parecer difícil explicar o que uns dias imersos na natureza podem fazer conosco. Um banho de mar pode ser renovador, assim como um banho gelado em uma cachoeira, uma caminhada na montanha ou na floresta.

Dormir alguns dias em um camping, ouvir o barulho das ondas do mar ou contemplar a beleza dos animais e das estrelas, são apenas algumas formas de admiramos o mundo em que estamos. Os benefícios disso são diversos, e recentemente, alguns estudos mostraram como esse tempo longe das cidades pode ser enriquecedor para nosso corpo, nossa mente e alma.

Pensando nesses benefícios, o blog Mochileiros.com separou três pesquisas diferentes que mostram como um contato com a natureza pode ser a solução para muitos dos nossos problemas e inquietações. Veja o que dizem esses estudos e programe alguns dias para renovar as suas energias.

Passar uns dias na natureza pode te deixar mais criativo. Foto: Cameron Vaughan / Unsplash

Viajar para a natureza pode te deixar mais criativo

Segundo estudos feitos pelos professores de psicologia da Universidade do Kansas e da Universidade de Utah, ambas nos Estados Unidos, passar uns dias em contato com a natureza pode ser benéfico, inclusive, para melhorar sua criatividade e raciocínio.

A pesquisa foi feita com participantes que fizeram uma trilha de 4 dias pela natureza e foram proibidos de utilizar qualquer tipo de tecnologia. O resultado impressiona: depois da viagem, os participantes foram convidados a criar tarefas que exigem criatividade, solucionando problemas complexos e reais.

O estudo detectou que o contato com a natureza durante 4 dias direto, aumentou consideravelmente o desempenho de raciocínio e criatividade, atingindo uma melhora de 50% na capacidade dos envolvidos. Esse estudo foi feito pelos professores Ruth Ann Atchley e David L. Strayer. Veja o artigo completo publicado originalmente em inglês.

Conclusão: segundo a pesquisa, essa melhora é alcançada, pois deixamos de sobrecarregar nossas funções cognitivas, evitando um excesso de distrações. Enquanto estamos na nossa rotina, a poluição sonora das áreas urbanas e o excesso de atividades nos deixam com dificuldade de pensar de forma calma e criativa. O tempo todo diferentes fatores tiram nossa atenção, dificultando a capacidade de raciocinar tranquilamente.

Imerso na natureza, nossas ideias podem fluir de um jeito diferente. Foto: Patrick Hendry/Unsplash

Viajar para a natureza te deixa mais calmo

Outro estudo similar, publicado no Hindawi, feito por um grupo de cientistas de diferentes nacionalidades, reafirma a teoria apresentada na pesquisa anterior. Cerca de 48 jovens japoneses participaram voluntariamente do teste, onde envolvia caminhadas na floresta em diferentes lugares.

Segundo a pesquisa, os dados coletados indicaram que caminhar em meio à natureza garante influências positivas em nosso organismo, comprovada cientificamente. Um dos pontos detectados foi o relaxamento cardiovascular de todos os participantes, aumentando consideravelmente a sensação de calma e bem-estar de forma unanime. Confira o estudo completo nessa outra publicação (também em inglês).

Ficar na natureza pode te deixar menos estressado. Foto: Austin Ban/ Unsplash

Limpe sua mente

O terceiro e último estudo, realizado pela Universidade de Stanford, na Califórnia, provou que passar um tempo em contato com a natureza pode trazer muito mais benefícios para a saúde do que imaginamos. O estudo descobriu que ficar próximo dos ambientes naturais, como fazer trilhas ou acampar, pode diminuir pensamentos negativos, podendo ajudar na limpeza da mente, trazendo uma calma diferente.

Caso você esteja se sentindo estressado ou com uma ansiedade fora do comum, reservar uns dias para olhar para si mesmo pode ser a solução para uma vida melhor, mais produtiva e leve. Gostou dessas dicas? Compartilhe com os seus amigos e aproveite o que a natureza tem a oferecer.

» 70 lugares que você precisa conhecer na América do Sul
» Safáris na África: Botsuana e Namíbia na mesma viagem
» Roteiros para fazer um mochilão pela América do Sul
» 12 viagens incríveis no Brasil que todo mundo deveria fazer
» Roteiro de fim de semana em Ilhabela, descubra o litoral paulista

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Turquia: roteiro de 7 dias conhecendo o país

Artigo anterior

Um Ano Sem Lixo: brasileira compartilha ideias para uma vida mais sustentável

Artigo seguinte

Você pode gostar