30 viagens de fim de ano para fazer no Brasil – Réveillon 2019

Praias, ilhas, campo ou interior? Confira as opções que separamos para viagens de fim de ano no Brasil e escolha o seu destino

O cenário paradisíaco tem conquistado cada vez mais turistas que buscam um destino com festas no final do ano, praias de águas esverdeadas, banhos de água doce, pousadas charmosas ou hospedagens em campings rústicos na beira mar, como na Praia do Aventureiro, em Ilha Grande (RJ), uma das cem praias que podem ser visitadas na ilha.

Outra alternativa bem cotada, são os destinos do Nordeste, inúmeras praias e povoados ficam ainda mais empolgantes nessa época do ano. Agora, se o seu destino para passar o Réveillon for na serra ou na montanha, Cambará do Sul, Gramado ou Campos do Jordão podem ser algumas das diversas opções.

Para te ajudar a escolher o destino ideal e já ir preparando as malas para as festas de final de ano, confira esses e outros lugares para passar o Réveillon no Brasil:

Leia também:
100 destinos para conhecer no Brasil
10 rotas para fazer um mochilão pelo Brasil
34 praias nacionais que valem toda a viagem
Fuja do stress, vilas de pescadores para conhecer no Brasil

Ilha Grande – RJ


Foto: Murray Foubister / Flickr

A Ilha Grande é a maior e mais movimentada das 365 ilhas que estão localizadas em Angra dos Reis. Um destino que merece ser visitado em qualquer época do ano, graças às suas praias tranquilas e montanhas cobertas pela Mata Atlântica ainda bem preservadas. A vila do Abraão, no centro da ilha, é onde concentra a maior parte das hospedagens e também recebe festas e programações especiais para o ano novo. Essa pode ser uma boa alternativa para quem quer passar o Réveillon com o pé na areia.

Gramado – RS


Foto: Divulgação MTur

O Rio Grande do Sul tem seus diversos encantos, e passar as férias de fim de ano na serra é uma opção para os que buscam lugares mais calmos para viajar em família, longe da agitação marcada pela época. A cidade também é famosa pelo Natal Luz, que acontece durante o período natalino, mas estender sua hospedagem até a virada pode ser recompensador. A prefeitura organiza diversas atividades pelas ruas da cidade para receber o ano novo, com um desfile e um show especial, além claro da contagem regressiva e os fogos que marcam o novo ciclo.

Rio de Janeiro – RJ


Foto: MTur

Muita festa o dia todo, pessoas animadas e paisagens naturais de deixar qualquer um com o queixo caído: essas são as características do ano novo na mais famosa praia do Brasil. Quer algo mais exclusivo? A dica é aproveitar a programação fechada que acontece em diferentes hotéis e casas noturnas. Outra opção para quem quer ficar no meio da muvuca, o Réveillon na Praia de Copacabana é histórico! Vale apreciar a espetacular queima de fogos de artifício, seguida por show de diversos artistas brasileiros. Para sair do tumulto da praia, ficar hospedado nos hotéis Grand Mercure Hotel ou Othon Palace, localizados na avenida em frente, pode ser uma opção bem localizada.  

Campos do Jordão – SP


Foto: Juliana Cintra / MTUR

No interior de São Paulo, Campos do Jordão está cercado pelas belezas da serra da Mantiqueira, um destino certo para quem deseja curtir dias frios em um destino aconchegante. A cidade garante a seus visitantes uma linda festa na praça central, cheia de harmonia, paz e tranquilidade. Além disso, nada melhor do que apreciar uma boa gastronomia em um dos diversos restaurantes espalhados pelas suas ruas charmosas. A experiência pode ser bem concorrida, então não esqueça de agendar sua reserva com antecedência.

Ilhabela – SP


Foto: MTUR

A mais querida do litoral paulista, Ilhabela, oferece um ambiente tranquilo, com cachoeiras, praias e montanhas. Um lugar paradisíaco com atrações para todos os estilos, seja para curtir a passagem de ano com a família ou com um grupo de amigos. As praias mais procuradas durante as comemorações são: a Praia Grande, Praia do Portinho, Praia do Perequê, Vila e Praia do Sino, locais em que a prefeitura organiza lindas queimas de fogos para receber o novo ano.

Búzios – RJ


Foto: Thiago Freitas / MTUR

Diversão não falta nas areias de Búzios. A festa de Réveillon está garantida em todos os cantos da cidade. A agitação toma conta nas praias de Geribá e da Praia Brava, onde acontece música ao vivo e festas no esquema open bar. Para quem prefere descansar, a dica é ir visitar as águas tranquilas das praias Azeda e Azedinha, João Fernandes, Ferradura e do Forno, com hotéis e resorts completos bem próximos da praia.

Trancoso – BA


Foto: jaboticaba / Shutterstock

As festas mais cobiçadas para celebrar o ano novo estão em Trancoso, uma das mais lindas praias do Sul da Bahia, com um mar que impressiona ainda mais no verão. Aproveite para curtir as belezas naturais durante o dia, tirar aquela foto panorâmica de dar inveja e ainda sentir a energia das melhores músicas eletrônicas nas festas locais. Prepare-se para uma virada de ano inesquecível.

Jericoacoara – CE


Foto: Casal Partiu / Flickr

A vila de Jericoacoara já é conhecida como um verdadeiro paraíso no Ceará, mas durante o final do ano, o pequeno vilarejo recebe um charme a mais. Em Jeri acontece várias festas privativas de Réveillon, oferecidas em pousadas de charme, com música ao vivo, coquetel e DJ’s internacionais. A tradicional festa John John Rocks, também promete trazer muito agito para quem escolheu festejar a virada de ano em Jeri.

Aracaju – SE


Foto: Cleverton Ribeiro / MTur

Sempre é bom começar o ano com pé direito, e nada mais gostoso que se deliciar com a culinária típica da região, como refeições a base de caranguejo, siri e sururu. Todos os anos, o restaurante Moqueca Alagoana, localizado na tradicional Orla de Atalaia, organiza uma festa divina para que todos os visitantes se divirtam muita nessa viagem de fim de ano.

Guarda do Embaú – SC


Foto: svnbg / Flickr

O litoral catarinense é formado por diversos costões que criam verdadeiros paraísos naturais, difícil escolher um só destino nessa imensidão de opções, mas com certeza visitar a Guarda do Embaú será encantador. Fugindo um pouco do tradicional Réveillon de Jurerê Internacional, ao visitar a Guarda do Embaú, você encontrará um clima rústico e aconchegante, com charmosas pousadas e restaurantes na vila e próximos da praia. Visitar esse paraíso catarinense pode ser uma boa escolha para quem quer passar o Réveillon em contato com a natureza, mas não abre mão de boas festas e passeios.

Maceió – AL


Foto: André Palmeira / MTUR

Com destaques para a praia de Jacarecica, onde acontece todos os anos o Réveillon Celebration para agitar a capital alagoana com shows pirotécnicos e muita música. A praia de Ponta Verde e Pajuçara são perfeitas para visitar durante o dia, aproveitando as estruturas dos quiosques beira mar. Durante sua viagem, não deixe de visitar as atrações naturais próximas de Alagoas. As praias do Gunga, Francês e a Foz do Rio São Francisco são paradas imperdíveis. Está com mais tempo? Reserve um ou mais dias para conhecer Maragogi, que fica ainda mais linda durante o verão, com seu mar azul turquesa extremamente claro.

Porto de Galinhas – PE


Foto: Leonardo Shinagawa / Flickr

Quem escolher passar o ano novo em Porto de Galinhas, pode aproveitar as piscinas naturais para dar um mergulho, relaxar em algum resort all inclusive pé na areia ou curtir o vilarejo, sempre com muita música nordestina rolando nos bares e restaurantes. Porto de Galinhas está localizada no município pernambucano de Ipojuca, e pode ser a escolha perfeita para receber o ano novo.

Florianópolis – SC


Foto: Caio Vilela / MTur

Que Floripa possui muitos encantos todo mundo já sabe e no final do ano não poderia ser diferente. Suas praias belíssimas sempre atraem turistas de diferentes lugares, mas é no ano novo que a ilha recebe ainda mais visitantes para as festas da virada. As luxuosas celebrações na parte Norte, em Jurerê Internacional e na Praia Brava, trazem um clima ideal para aproveitar boas festas na beira mar.

Boipeba – BA


Foto: Márcio Filho / MTUR

Outro destino perfeito para essa época do ano é a ilha de Boipeba, que faz parte do Arquipélago de Tinharé, pertinho da badalada Morro de São Paulo. Viajantes que buscam praias desertas e tranquilas, muita natureza e um mar calmo, não vão se decepcionar. Para chegar ao paraíso, existem duas maneiras de fazer o percurso, de barco ou avião. E quando já estiver por lá, prepare-se para fazer passeios de lancha, que visita diferentes praias, como Boca da Barra e faz paradas nas piscinas naturais de Moreré e Ponta dos Castelhanos, uma das mais lindas da ilha.

Balneário Camboriú – SC


Foto: Daniel Vianna / MTUR

Quer fazer uma viagem de ano novo para agradar toda a família? Diversas agências oferecem pacotes para aproveitar as festas do Réveillon em Balneário Camboriú. Nesta viagem você pode mesclar um dia de praia na famosa praia Brava, um passeio de teleférico por Laranjeiras e ainda separar alguns dias para se divertir no Beto Carrero World, as crianças e os adolescentes irão adorar!

Fortaleza – CE


Foto: Jade Queiroz / MTUR

Muita alegria e alto astral destaca Fortaleza como um dos melhores lugares para curtir o ano novo no Brasil. A programação conta com shows gratuitos na Praia de Iracema, local com uma localização excelente, muito próximo de  bons hotéis e pousadas. Os apaixonados também podem escolher as praias de Lagoinha e Flecheiras, para aproveitar um clima mais tranquilo. E se estiver com crianças, com certeza elas vão amar as atrações do parque aquático Beach Park.

Península de Maraú – BA


Foto: Márcio Filho / MTUR

A Península de Maraú, na região sul da Bahia, é marcada pelas maravilhosas praias que banham a costa nordestina. Um ponto perfeito para mergulhar e curtir a natureza em um destino baiano tranquilo e sem muita movimentação de turistas, comparado aos outros grandes destinos do estado. Nos últimos anos os turistas começaram a explorar suas belas piscinas naturais e escolher o local como palco para as comemorações de ano novo, por isso, além dos eventos tradicionais, novas festas entram na agenda da região a cada ano.

Praia do Rosa – SC


Foto: Renato Soares / MTur

Com a fama de praia dos jovens e bastante badalada, a Praia do Rosa realiza festas de Réveillon que atrai grandes personalidades, a chamada Virada Mágica, que acontece na Pousada Fazenda Verde do Rosa, em um camarote à beira mar, é apenas uma delas.

Guarapari – ES


Foto: Marcelo Moryan / MTur

Muitas pessoas esquecem de pensar no Estado do Espírito Santo na hora de selecionar lugares interessantes para viajar, mas a cidade de Guarapari tem um final de ano bem animado. Os turistas que decidirem ir para lá, terão mais de 30 praias para visitar, além de poder se divertir na festa no Iate Clube Siribeira e nas praias Areia Preta e Castanheiras.

Ilhéus – BA


Foto: vanialima3 / Pixabay

Morada do escritor Jorge Amado, Ilhéus reúne em um mesmo destino história, que pode ser apreciada em seu centro repleto de casarões ou mesmo um dia de descanso em suas praias selvagens, manguezais e cachoeiras. Um passeio diferente e interessante para completar sua viagem é conhecer uma das inúmeras plantações de cacau na região.

Arraial do Cabo – RJ


Foto: Thiago Freitas / MTUR

Arraial do Cabo tornou-se uma das praias mais visitadas pelos brasileiros no último ano, e não é para menos, suas areias branquinhas e um mar azul é impossível não se apaixonar por cada detalhe da capital nacional do mergulho. A cidade não tem uma grande infraestrutura para o turismo sofisticado, mas suas aconchegantes pousadas e as belas paisagens fazem do lugar um dos preferidos para a virada.

Pipa – RN


Foto: Humberto Sales / MTur

A Praia da Pipa, no Rio Grande do Norte é um verdadeiro reduto de golfinhos, tartarugas e espécies marinhas, quem sabe você tem a sorte de ver um desses animais lindos. Na Baía dos Golfinhos, observe os animais saltando e brincando livre pelas águas, quase sempre acompanhados de outros dois ou três da mesma espécie. Além disso, assim que chegar ao destino, já se é possível ver as imponentes falésias cobertas pela Mata Atlântica, dunas branquíssimas e a charmosa vila.

Salvador – BA


Foto: Márcio Filho / MTUR

Não é só de carnaval que vive Salvador, a capital da Bahia oferece também alternativas de lazer para todos os públicos. A cidade é o resultado de uma mistura de povos que resultou em uma vasta cultura, arte e gastronomia próprias. Com certeza a alegria do povo baiano contagia as praias e ruas históricas da região, certamente passar o Réveillon na Bahia não poderia ser melhor.

Maresias – SP


Foto: easydayout / Flickr

O litoral paulista a cada ano atrai mais turistas para desfrutar de suas praias, uma delas é Maresias, localizada na região norte do estado. Uma das mais famosas do município de São Sebastião, reúne pessoas que buscam se refrescar em suas águas claras, os adeptos ao surf, apreciadores de uma boa culinária caiçara e festeiros que buscam curtir a noite em casas noturnas.

Porto Seguro – BA


Foto: Marcio Filho / MTur

Muito calor, mar e três dias seguidos de festa, esses são apenas alguns diferencias que pode ser encontrado em Porto Seguro durante a viagem de final de ano. O Réveillon Axé Moi, realizado na praia de Taperapuan, uma das que oferecem as melhores barracas, restaurantes e uma infraestrutura para atender a todos os turistas que visitam a região, receber todos os anos com grandes nomes da música para os dias de comemorações.

Angra dos Reis – RJ


Foto: Antonio Campoy / Flickr

Mais um destino imperdível no litoral fluminense, Angra dos Reis, é conhecida como reduto de diversos famosos, e sua fama vem das centenas de ilhas espalhadas em um mar que varia do verde ao azul. A melhor maneira de conhecer cada cantinho é realizando os passeios de barco. Você também pode encontrar ótimas opções de pousadas, resorts e hotéis de luxo na cidade.

Itacaré – BA


Foto: Márcio Filho / MTUR

São tantas opções de lazer em Itacaré, na Costa do Cacau, na Bahia que é preciso escolher quais passeios realizar. Uma atmosfera alegre e muita natureza, atrai turistas do mundo todo. As praias urbanas, Resende e Tiririca, são muito frequentadas por surfistas e oferecem uma ótima infraestrutura para hospedagem.  

Cambará do Sul – RS


Foto: Renato Soares / MTUR

Quer uma viagem de fim de ano nas montanhas? Entre os campos, a serra e o litoral, encontra-se um dos maiores cânions da América do Sul, Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul, está a menos de 200 km de Porto Alegre.  Uma cadeia de montanhas de 250 quilômetros, ainda pouco explorada por turistas, pode ser o destino certo para quem quer se divertir em trilhas a pé ou fazendo cavalgadas, um destino diferente para começar 2019 da melhor maneira.

Gostou das dicas? Agora é só escolher aquele que mais gosta e começar a planejar os detalhes da sua viagem.

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com a Latam, MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.