Conheça os principais lugares para visitar em Portugal nesse guia de viagens pelos melhores destinos do país

São tantos os destinos para visitar em Portugal que vale a pena pesquisar com calma enquanto planeja uma viagem pelo país. Povoados, aldeias, vilarejos, cidades medievais, campos, zonas rurais tranquilas e uma infinidade de passeios para fazer na agitada Lisboa. Afinal, Portugal é deslumbrante e possui muitos atrativos espalhados por todo o seu território. Neste Guia separamos os principais destinos portugueses que merecem uma visita, programe-se e aproveite uma viagem surpreendente pelo país.

Na região central, o destaque são os patrimônios históricos, como os encontrados em Coimbra. Além da famosa universidade, essa área possui ainda mosteiros e conventos abertos para visitação. No norte, as vinícolas do Vale do Douro ganham destaque junto à Guimarães, cidade berço da história portuguesa. Já na região sul, no Algarve, está o reduto de verão mais amado do país, com belas praias, vilas e uma estrutura completa para os turistas, com inúmeros resorts e atividades para todos os tipos de público.

Portugal é um dos países mais antigos do mundo, ou seja, não é difícil encontrar cidades medievais, aldeias, castelos e construções históricas. Apaixone-se por um dos destinos europeus mais visitados e descubra quais são as 30 melhores cidades para visitar em Portugal:

Leia também:
14 cidades medievais super charmosas para visitar em Portugal
Melhores hotéis no centro de Lisboa
19 fotos para sonhar com Lisboa em Portugal
12 locais para visitar em Lisboa

Destinos para visitar em Portugal:

Porto

Foto: Gregorio Puga Bailón / Flickr Wikimedia Commons

Porto é uma das principais cidades de Portugal, e está localizada no noroeste. Além do seu centro histórico, esse destino oferece uma estadia animada, graças aos bares às margens do Rio Douro, mas é o vinho do Porto, produzido ali há séculos, que mais atrai os turistas.

Bragança

Foto: bildundso / Pixabay

No nordeste, entre serras como a Serra de Nogueira e Serra de Sanabria, está Bragança, cujas muralhas e castelo nos dão a impressão de termos viajado para a Idade Média. É do alto dessas muralhas que se tem a melhor vista dos arredores.

Lisboa

Foto: Miquel Rosselló Calafell / Pexels

Não é simplesmente por ser capital do país que Lisboa está entre os principais lugares para visitar em Portugal: ali encontramos o contraste do antigo com o novo, com os monumentos históricos dividindo espaço com ótimas opções para uma noite animada, museus e outros elementos que dão um ar de modernidade à histórica cidade.

Lagos

Foto: dzsoofi / Pixabay

Lagos está situada na região do Algarve, sendo conhecida por ser uma cidade portuária e possui paisagens incríveis. Estando ali, não deixe de conhecer a Ponta da Piedade com suas grutas e uma vista excepcional para o Cabo de São Vicente.

Braga

Foto: CTHOE / Wikimedia Commons

Braga também está no norte do país, na área antes conhecida como Minho. Fundada em 16 a.C., esse destino para visitar em Portugal possui muita história para contar e muitos pontos turísticos para serem visitados, a exemplo da Igreja do Bom Jesus com seus mais de 500 degraus.

Guimarães

Foto: Gabriel González / Flickr Wikimedia Commons

Nas proximidades de Braga está Guimarães, a principal cidade para visitar em Portugal se seu objetivo é conhecer de fato toda a história do país. Esse destino ainda possui ares medievais, incluindo um castelo, sendo o local de nascimento do primeiro rei português.

Aveiro

Foto: Andreas Trepte / Wikimedia Commons

Aveiro está na área central do país, e graças ao seu canal possui o apelido de Veneza Portuguesa. Os passeios de moliceiros, como são chamadas as embarcações, são famosos por ali, bem como os ovos moles, doce típico desse destino.

Coimbra

Foto: Oren Rozen / Wikimedia Commons

É no centro de Portugal, mais especificamente em Coimbra, que está a universidade mais famosa do país, por onde passaram intelectuais como Eça de Queirós e Luis de Camões. Além da Universidade de Coimbra, a cidade também possui outros importantes pontos turísticos, além da animação proporcionada pelos estudantes que ali moram.

Manteigas

Foto: Pierre Phaneuf / Wikimedia Commons

Manteigas está localizada no Parque Natural da Serra da Estrela, onde é possível esquiar e contemplar as paisagens típicas do inverno europeu. O queijo amanteigado produzido ali é famoso em todo o país, valendo a pena prová-lo.

Ponta Delgada

Foto: slaviantours / Divulgação

Em Ponta Delgada, localizada nos Açores, a paisagem é de tirar o fôlego, como é possível constatar do alto do Miradouro Vista do Rei. Dali é possível ver a Lagoa das Sete Cidades e os lagos cercados por uma natureza exuberante.

Fátima

Foto: Therese C / Wikimedia Commons

A cidade de Fátima é um dos principais destinos para visitar em Portugal no que diz respeito ao turismo religioso. Ali está o famoso Santuário de Fátima, que durante o ano todo, principalmente em maio, atrai peregrinos de diversas partes do mundo.

Monsanto

Foto: Concierge.2C / Wikimedia Commons

A pequena Monsanto é conhecida como uma das principais aldeias do país, mais especificamente “a mais portuguesa” de todas. Suas casas de pedra fornecem um charme único à paisagem, que possui como complemento um castelo.

Nazaré

Foto: Luis Ascenso / Wikimedia Commons

No oeste da região central, mais especificamente no distrito de Leiria, está Nazaré. Essa cidade litorânea é o melhor destino para visitar em Portugal para curtir uma praia tranquila, cenário que se altera no final do ano, quando ondas de até 30 metros atraem os surfistas.

Batalha

Foto: staand / Pixabay

Na cidade de Batalha está localizado o famoso Mosteiro da Batalha, que integra as Sete Maravilhas de Portugal e foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO. Na área central do país, sem dúvidas é um dos principais destinos portugueses para conhecer.

Óbidos

Foto: Lacobrigo / Wikimedia Commons

Visitar Óbidos e contemplar suas muralhas é como fazer uma viagem no tempo. Localizada na província da Estremadura, essa cidade detém uma das maravilhas do país: o Castelo de Óbidos.

Mira de Aire

Foto: Lara Maia / Wikimedia Commons

Mira de Aire é uma aldeia próxima à cidade de Fátima e um dos melhores lugares para visitar em Portugal para desfrutar das belezas naturais. Seus 11 km de gruta são considerado umas das 7 Maravilhas Naturais do país e fazem a viagem até lá ser inesquecível.

Vila Nova de Gaia

Foto: Diego Delso / Wikimedia Commons

Localizada na região norte, nas proximidades do Porto, Vila Nova de Gaia possui um charme único, que pode ser observado nas caminhadas por suas ruas ou do alto de seu teleférico. Também conhecida como Gaia, é o local onde se encontram as inúmeras adegas famosas nessa área.

Sortelha

Foto: Nmmacedo / Wikimedia Commons

Sortelha é uma vila localizada na região de Sabugal e definitivamente um dos principais destinos portugueses para quem quer fugir do comum. Trata-se de uma das vilas mais antigas do país, que ainda mantém inalterada sua paisagem rústica com dezenas de casas de pedra e um castelo para completar a paisagem.

Sintra

Foto: Pedro Szekely / Flickr Wikimedia Commons

A bela Sintra, distante meia hora de Lisboa, já inspirou escritores como Eça de Queirós e Lord Byron. Algumas de suas belezas, como o Palácio da Pena e os Jardins de Seteais, ajudam a entender por que esse destino foi escolhido por intelectuais e pessoas do mundo todo durante uma viagem por Portugal.

Cascais

Foto: Husond / Wikimedia Commons

Cascais também está pouco distante de Lisboa, sendo uma ótima opção de cidade para conhecer em Portugal para quem está na capital e não possui muitas brechas de tempo no roteiro. Seu forte são suas praias, mas a arquitetura charmosa também faz a viagem valer a pena.

Évora

Foto: FDV / Wikimedia Commons

Évora, como todo destino português, possui muito charme e história para contar. História essa que inclui o Templo Romano construído no século I e cujas ruínas, Patrimônio Mundial, se encontram no centro da cidade até hoje.

Palmela

Foto: Reino Baptista / Wikimedia Commons

O castelo de Palmela também a transformou em um dos lugares para visitar em Portugal, mas essa cidade guarda outro importante ponto turístico: o Parque Natural de Arrábia. Com sua área presente em outras duas cidades, o parque permite vistas de tirar o fôlego da natureza ao redor e do mar azul, além da possibilidade de observar a vida marinha.

Portimão

Foto: Jose A. / Wikimedia Commmons

Assim como Lagos, Portimão também pertence ao Algarve e à lista de praias para visitar em Portugal. A Praia da Rocha, mais especificamente, é seu cartão-postal.

Piódão

Foto: MarioM / Wikimedia Commons

As famosas casas de xisto portuguesas compõem também a pequena Piódão, cujas construções são bem próximas e em terreno inclinado. Ao anoitecer, quando cada casa mostra suas luzes, a aldeia histórica ganha um charme ainda mais especial.

Silves

Foto: Lacobrigo / Wikimedia Commons

Silves, na região do Algarve, também possui um dos mais fabulosos castelos do país. No Castelo de Silves é possível admirar a arquitetura islâmica e apreciar a feira medieval realizada todos os anos.

Albufeira

Foto: Jose A. /Wikimedia Commons

Outra importante cidade do Algarve e um dos lugares para visitar em Portugal é Albufeira. Suas praias, como a Praia de São Rafael, apresentam as típicas formações rochosas e água azul que tornam a região tão famosa.

Foz d’Égua

Foto: Franciscojccosta / Wikimedia Commons

Diante poucos minutos de Piódão está a aldeia de Foz d’Égua, indispensável para quem está pela região e busca paisagens típicas de cartão-postal. Ali é possível nadar no rio, caminhar pela ponte e subir a colina desse incrível destino português.

Olhão

Foto: olafpictures / Pixabay

Olhão também ocupa a lista de praias para visitar em Portugal, sendo outra das cidades integrantes do Algarve. Além das praias, a gastronomia baseada em frutos do mar também rouba a cena nesse destino.

Funchal

Foto: Bernhard1960 / Pixabay

Funchal, na Ilha da Madeira, não deixa a desejar no quesito atrações turísticas. Praias, jardins, monumentos e muitos momentos de agito aguardam quem visita essa cidade durante uma viagem para Portugal.

Tomar

Foto: Concierge.2C / Wikimedia Commons

No quesito importância histórica, Tomar é uma das principais cidades para visitar em Portugal, tendo inclusive o apelido de Cidade dos Templários. O Convento de Cristo é um de seus principais pontos turísticos.

Esses 30 lugares para visitar em Portugal comprovam que não importa qual seja o seu objetivo, o país sempre terá o que você procura e te proporcionará uma viagem inesquecível. Na verdade, com tantas opções, podem ser feitas diversas viagens para explorar as terras portuguesas.

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com a Latam, MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

5 passeios bate e volta para fazer saindo de Barcelona

Artigo anterior

Lugares para conhecer em Coimbra

Artigo seguinte

Você pode gostar

Mais em Destaque