20 profissões para você trabalhar viajando o mundo

Atualizada em:

Viver viajando sem endereço fixo pode parecer um sonho distante, mas cada vez mais pessoas abandonam seus projetos de carreira estáveis em grandes corporações e resolvem se aventurar nos desafios da vida home office. Assim sendo, trabalhar com um notebook em uma praia paradisíaca ou em um chalé nas montanhas não é mais realidade apenas daqueles empresários que vemos na TV. Portanto, conheça 20 profissões ideais pra você trabalhar viajando o mundo.

Segundo o sociólogo italiano Domenico De Masi, com o que temos hoje de tecnologia, em média ⅓ das profissões do mundo podem ser feitas remotamente, ou seja, se você é um profissional de TI ou um tradutor, você pode desenvolver seu trabalho sem necessariamente estar alocado em algum lugar.

De fato, economicamente isso também seria vantajoso para a empresa, já que o tempo e desgaste pessoal que é utilizado no transporte diário, poderia ser revertido em trabalho e resultados para a empresa. Além, obviamente, de ter um funcionário satisfeito e com mais liberdade para pensar no trabalho e na própria vida, permitindo uma relação melhor da empresa com o colaborador.

Ademais, o sociólogo justifica seus pontos de vista com um cálculo básico, se em São Paulo as pessoas demoram em média 3 horas por dia no trajeto de casa para o trabalho, e supomos que essa pessoa trabalhe só em dias úteis, cerca de 15 horas são perdidas apenas em uma semana.

profissões-para-trabalhar-viajando-o-mundo
20 profissões para trabalhar viajando o mundo.

Como saber se minha profissão pode ser feita remotamente?

Se você trabalha, basicamente, utilizando apenas o telefone e a internet, você sem dúvida pode fazer o que já faz do Japão ou de Londres. Algumas pessoas conseguem um acordo com seus atuais trabalhos para assumir um período no estilo home office. No entanto, para que dê certo, o comprometimento do colaborador precisa ser ainda maior do que antes e não pode faltar disciplina para manter os prazos em dia.

Outras pessoas abandonam de vez suas vidas profissionais e buscam outras formas para trabalhar viajando, mas com alguns ajustes você também pode colocar sua carreira na mochila e embarcar em uma viagem com datas mais flexivíveis, permitindo um estilo de vida diferente sem abrir mão do que você já faz. Confira algumas delas e no final comente com as suas sugestões!

Profissões para trabalhar viajando

Praia de Ipanema, uma das mais desejadas pelos turistas. Foto: @shotbycerqueira/Unsplash

1. Administrador

Boa parte da rotina de trabalho do administrador é feita através de contatos comerciais e análises constantes de relatórios junto aos outros departamentos como o financeiro, comercial e operacional. Além disso, há reuniões e análises de novos negócios que podem ser feitas remotamente. Por isso, é possível que administrador seja uma das profissões para trabalhar viajando o mundo.

2. Profissionais de TI e Desenvolvedores

Em geral os profissionais das áreas de tecnologia têm a grande vantagem dos trabalhos remotos. Eles podem desenvolver softwares, criar sites e aplicativos utilizando apenas o computador, além de atender empresas dos mais diversos segmentos trabalhando em regime freelancer. Ótima oportunidade para quem deseja trabalhar viajando pelo mundo.

3. Tradutores

Muito cotado por multinacionais dos mais variados mercados, os profissionais de tradução resolvem boa parte do seu dia corporativo com trocas de e-mails e reuniões virtuais. Sendo assim, ganham a possibilidade de trabalhar viajando o mundo. Com uma carteira de clientes estruturada, essa pode ser a profissão certa para pessoas que se identificam com línguas estrangeiras e querem viajar.

4. Designer Gráfico

O designer gráfico é o profissional criativo que desenvolve as artes gráficas para empresas e agências de publicidade. Assim como boa parte dos profissionais de comunicação, o designer também pode conciliar seus projetos no trabalho com uma vida de eterno viajante.

5. Coach e Consultores

Eles funcionam basicamente como conselheiros corporativos e auxiliam pequenos, médios e grandes empresários a tornar os seus empreendimentos mais rentáveis. Os trabalhos são feitos com análises de mercado e concorrências para ajudar a rotina dessas empresas. Se você tem experiência em determinado setor, pode utilizar esse conhecimento para ajudar empresas menores a melhorarem seus desempenhos e receber por isso! Então, coachs e consultores possuem diversas vantagens, inclusive a de trabalhar viajando o mundo.

6. Analista de Bolsa Valores

Tem um dinheiro parado e quer investir? Os analistas financeiros trabalham fazendo a compra e venda de ações na bolsa de valores. Tudo on-line. Os profissionais que trabalham nessas áreas não precisam estar alocados em escritórios e podem trabalhar usando apenas um smartphone de qualquer lugar do planeta!

Suíte da Morada dos Canyons, em Cambará do Sul. Foto: Mundo dos Viajantes

7. Vendedor / Representante Comercial

Representantes comerciais e executivos de vendas trabalham prospectando e atendendo clientes de determinadas empresas. Alguns desses profissionais fazem suas funções apenas com ligações e e-mails, trabalhando da própria casa ou de um café em Paris.

8. Atendimento On-line

Com o número crescente de marcas lançando seus sites de serviços e lojas virtuais, cada vez mais as empresas buscam esse tipo de profissional para suprir as novas demandas do consumidor com um atendimento on-line. Para isso o trabalho só precisa de telefone e internet.

9. Jornalista, Redator e Produtor de Texto

Para jornalistas e produtores de texto manter uma vida de freelancer não é tão difícil, já que a escrita é a sua principal ferramenta de trabalho e praticamente tudo gira em torno disso. Reuniões de pautas, entrevistas e saídas a campo também podem ser conciliadas com viagens e uma vida nômade. Assim sendo, é uma das profissões ideais para trabalhar viajando o mundo.

10. Contador e Consultor Fiscal

Profissionais de contabilidade e consultores fiscais trabalham diariamente resolvendo as questões tributárias e legais de instituições e empresas. Eles podem trabalhar em escritórios ou também podem ser profissionais liberais.

11. Publicitário

Pode ser como executivo de conta, fazendo o atendimento das marcas, assistente de produção ou criativo. É normal agências de publicidade abrirem espaços para carreiras em regime home office, são vários os cargos que permitem essa função e essa pode ser uma alternativa para quem quer trabalhar viajando o mundo.

12. Analista de Seguro

Dependendo da empresa, um analista de seguro pode trabalhar em regime home office. Um profissional treinado e uma estrutura mínima já são suficientes para que o próprio colaborador monte o seu espaço de trabalho em qualquer lugar do mundo.

13. Analista de Mídias Sociais

Eles criam conteúdos, abastecem as redes sociais das marcas, fazem atendimento virtual e trabalham no relacionamento da marca com o consumidor. Cada vez mais empresas precisam das redes sociais para se manterem vivas no mercado, e para isso, dependem diretamente desses profissionais que trabalham na maioria das vezes em regime home office.

14. Assistente de Marketing

Um notebook, um bom smartphone e vários relatórios fazem a vida profissional do assistente de marketing. Ele faz o planejamento e a gestão das estratégias de divulgação e campanhas e pode ser um profissional autônomo ou colaborador fixo de uma empresa e trabalhar viajando o mundo.

Foto: terimakasih0 / Pixabay

15. Executivo de Novos Negócios

Acompanhar novas tendências e contribuir com novos negócios que fortaleçam o desenvolvimento das empresas. Um executivo desses agrega valores e ideias a uma determinada marca através da sua visão de mercado e rede de contatos.

16. Artistas

É muito comum, principalmente em pontos turísticos, ver uma grande concentração de artistas de rua estrangeiros que vivem viajando e trabalhando. Eles fazem apresentações em bares, hotéis, cruzeiros e até mesmo nas ruas. Tem algum talento extraordinário e quer ganhar o mundo? Dessa maneira, qualquer praça movimentada pode ser o seu próximo palco.

17. Editor de Vídeo

Você edita vídeos para internet, clipes de bandas ou filmagens para empresas? Você pode trabalhar como editor de vídeo freelancer, trabalhando apenas com uma ilha de edição móvel e acesso a internet. Sem dúvida alguma, essa é só mais uma profissão que permite trabalhos remotos de onde você quiser. Dessa forma, editores de vídeo se encaixam nas profissões com possibilidade para viajar o mundo.

18. Roteirista

Se você trabalha com escrita criativa ou escreve peças de teatro, roteiros para TV, cinema ou publicidade, você pode montar a sua empresa ou trabalhar como freelancer atendendo agências e produtoras de todo o país apenas com o seu computador.

19. Assessor de Imprensa

Escrever e enviar sugestões de pautas, fazer reuniões e auxiliar seus clientes. A rotina flexível do assessor de imprensa certamente permite atender vários clientes de uma só vez, além de ser uma ótima profissão para quem quer trabalhar na nuvem.

20. Auxiliar de Planejamento

Esse é um profissional criativo que precisa ser antenado e sempre por dentro das novas tendências do mercado que trabalha. Ele cria um mapeamento completo para iniciar determinado projeto e auxilia na gestão dos custos e operações. Dependendo do nicho que trabalhar, como publicidade, por exemplo, qualquer lugar do mundo pode se tornar o seu escritório, sendo uma das profissões para trabalhar viajando.

Gostou? Contribua deixando uma mensagem na caixa de comentários.

Leia também:

Jovem dá a volta na Europa gastando apenas 1 euro por dia
Como é trabalhar em fazendas orgânicas ao redor do mundo
Trabalhando no exterior: melhore o seu currículo conhecendo novos países
Americano viaja durante 50 anos e conhece todos os países do mundo
Viajando o mundo como voluntário: uma viagem para o bem
Cidades brasileiras que vão te deixar com a sensação de estar em outro país

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima