17 dicas de Paris para brasileiros: todos deveriam saber

Vai viajar para a Cidade Luz e quer se preparar? Separamos dicas essenciais para quem pretende visitar Paris e não quer ter surpresas desagradáveis

Foto: Bogitw / Pixabay

Paris é um dos destinos mais cobiçados do mundo. A cidade é incrível e pode proporcionar experiências maravilhosas a turistas dos mais diversos perfis. Visitar Paris é o sonho de muitos brasileiros, entretanto, como tudo na vida, é fundamental ter alguns cuidados e se preparar adequadamente para usufruir de todas essas maravilhas.

Afinal, estamos falando de um lugar com outra cultura, outro idioma, outra moeda. Pensando nisso, selecionamos 17 dicas que todo brasileiro deveria saber antes de viajar para Paris.

Leia também:
Dicas para planejar sua primeira viagem à França
Paris com crianças: quais passeios fazer e onde ir?
Dicas de compras em Paris
6 dicas de passeios imperdíveis para fazer em Paris

Atenção a moeda

Como você deve saber, a moeda vigente na França é o euro. Não é indicado levar dólares ou reais, você pode acabar perdendo dinheiro com a conversão. Por isso, não se esqueça de se preparar e trocar o dinheiro antes da viagem. A troca pode ser feita em bancos, casas de câmbio ou em aeroportos.

Considere levar o cartão de crédito

A maioria dos estabelecimentos da cidade aceita pagamentos com o cartão de crédito. Além de ser mais prático e seguro, você ainda pode aproveitar a viagem para acumular milhas. A desvantagem dessa opção é o pagamento do IOF para compras fora do país (6,38%).

Estude o idioma

Ao contrário do espanhol ou do inglês, línguas que os brasileiros estão mais habituados, o francês pode ser bem difícil para quem não sabe falar o idioma. É claro que não é possível ficar fluente antes da viagem, mas é indicado tentar aprender algumas palavras para pedir informação ou conseguir ler placas, por exemplo.

Aproveite a internet

A internet é uma grande aliada dos turistas, não é mesmo? Além de sites com informações para ajudar você a viajar mais e melhor, como este aqui, existem vários outros que podem contribuir para o sucesso da sua viagem. Uma boa dica é, antes de chegar ao destino, buscar pelo mapa da cidade na internet, conferir como está o clima da região e usar aplicativos para aprender frases importantes em francês.

Cuidado com golpes

Infelizmente, em todas as partes do mundo existem pessoas que aplicam golpes em turistas e em Paris não é diferente. Existem vários tipos de golpes e eles acontecem principalmente nos locais, ruas e comércios, que atraem mais turistas.

Podem tentar te distrair, conversando com você no idioma local, para roubar a sua carteira ou celular. Também pode acontecer de se aproximarem para fazer uma gentileza, como amarrar uma fita em seu abraço, e no final pedirem dinheiro pelo serviço prestado e serem grosseiros caso você se negue a pagar. Não é necessário ter medo de andar pela cidade, de modo geral, Paris é extremamente segura, mas turistas são sempre muito visados e é sempre bom se precaver.

Leve apenas o necessário

Evite levar grandes quantidades de dinheiro, ou objetos de muito valor, quando for passear pela cidade. Preste atenção também em como carrega o seu celular e sua bolsa, não deixe esses itens em mesas.

Saiba como ligar para o Brasil

Caso queira ligar para um familiar no Brasil, basta digitar 00 + o código do país + o código da cidade + número do telefone. Entretanto, essa opção ainda é mais cara do que contratar um plano de internet e usar o WhatsApp para se comunicar, por exemplo. Além disso, você pode aproveitar a internet para outras ocasiões.

Cogite comprar um chip internacional

Geralmente, os custos de roaming internacional nas operadoras brasileiras são caros. Comprar um chip internacional pode ser uma saída mais econômica e prática. Vale a pena pesquisar!

Prepare-se para se locomover em Paris

Se comparada a outras metrópoles do mundo, a cidade é relativamente pequena e predominantemente plana. Andar por Paris é atividade muito agradável, mas saiba que a cidade possui um transporte público eficiente. Existem várias opções: metrô, ônibus, RER (trens), barco. É interessante checar o site oficial do transporte público da cidade para conhecer os trajetos e ver todas as linhas.

Alugue um carro se quiser mais praticidade

Caso não queira se preocupar em aprender como funciona o sistema de transporte da cidade, alugar um carro pode ser uma boa alternativa. Várias empresas, como a França entre Amigos, oferecem o serviço. É muito mais confortável saber que você pode contar com um motorista brasileiro para te levar para os passeios.

Descubra bons lugares para se hospedar na cidade

A hospedagem é outro item que merece a sua atenção. É importante que ela garanta o seu conforto, segurança e esteja perto das principais atrações da cidade. Opções é o que não faltam: vão desde a hotéis luxuosos, como o Hotel Shangri-la, até alternativas mais econômicas, como o Avenir Hotel. É fundamental pesquisar com antecedência para conseguir fazer as reservas no hotel que estiver mais adequado ao seu perfil!

Pesquise opções de lugares legais e baratos para comer em Paris

A gastronomia francesa é destaque no mundo todo e apreciar os pratos da cidade é uma das experiências imperdíveis da viagem. Felizmente, é possível fazer isso sem extrapolar o orçamento da viagem, mas é preciso pesquisar. Restaurantes como o Le Temps des Cerises e o Chez Omar, ambos localizados no bairro Marais, oferecem refeições completas por um preço acessível.

Decida qual é o melhor momento para visitar Paris

Paris é maravilhosa o ano inteiro, mas dependendo do seu objetivo e perfil de viajante, pode ser mais adequado ir em um determinado período do ano. No verão, por exemplo, as ruas costumam ficar mais agitadas e festivas. A primavera deixa a cidade mais colorida e com temperaturas mais amenas, ideal para os amantes da fotografia. Para quem gosta de frio, e quer aproveitar um clima mais romântico, o inverno e o outono são boas pedidas.

Defina quais pontos turísticos quer conhecer

Existe uma infinidade de atrações turísticas na cidade e é praticamente impossível conhecer todas em apenas uma viagem. Por isso, é indicado realizar um roteiro para que consiga conhecer e aproveitar com calma cada lugar.

Contrate uma empresa de receptivo

Para evitar problemas, e ter uma viagem mais tranquila e proveitosa, é interessante contratar uma empresa de receptivo baseada na França e especializada em receber brasileiros. A França entre Amigos, é uma empresa especializada nestes serviços e pode tirar todas as suas dúvidas sobre o destino.

Compre as passagens com antecedência

Adquira as passagens aéreas assim que tiver certeza sobre quantos dias vai poder ficar em Paris. Dessa maneira, você aumenta as suas chances de encontrar passagens mais econômicas.

Verifique os documentos necessários

Brasileiros não precisam de visto para entrar em Paris, desde que a duração da viagem não ultrapasse 3 meses. Se este for o seu caso, basta se certificar de ter um passaporte válido até a data de volta ao Brasil.  

Gostou das dicas que selecionamos? É importante se organizar para poder aproveitar tudo o que a Cidade Luz tem para oferecer. Está com viagem marcada para França ou quer começar a se planejar para fazer a visita? Entre em contato com a França entre Amigos!  

Dicas para planejar sua viagem:

- Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels: descubra os melhores preços e a localização ideal para a sua viagem. Acesse o Booking.com e faça sua reserva parcelada em até 10x.

- Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas publicadas diariamente no site oficial da Latam, MaxMilhas e Skyscanner.

- Quer economizar com a hospedagem? O Airbnb disponibiliza um cupom com R$130 de desconto para novos turistas que reservarem acomodações pelo site. Receba o seu Cupom de Desconto Airbnb e use em qualquer destino.

- Está buscando pacotes de viagens em promoção? Encontre os melhores preços para a sua viagem com as ofertas promocionais da CVC e viaje muito mais.

- Não sabe para onde viajar? Confira nossos Guias de Viagem e descubra diferentes lugares para conhecer no Brasil e no mundo.