São tantas as cidades históricas para visitar na Europa que fica difícil escolher por onde começar. Conheça a seguir algumas delas e planeje sua viagem

É impossível imaginar um destino europeu que não encante a todos. O Velho Continente, como é chamado, possui tanta cultura e história para contar que fica difícil escolher por onde começar, mas uma coisa é certa: independente do lugar escolhido, você não irá se arrepender. Veja a seguir 15 cidades históricas para visitar na Europa que poderão te ajudar no processo de escolha e começar a te inspirar agora mesmo. Muitas delas possuem como atrativo também as paisagens estonteantes típicas dessa parte do mundo.

Leia também:
Qual a melhor época para viajar para a Europa?
Cidades românticas na Europa: lua de mel perfeita
100 cidades para visitar na Europa
Conheça 7 rotas turísticas para você fazer de trem na Europa

Cidades históricas para visitar na Europa

Córdoba – Espanha

Foto: Pixels4Free / Pixabay

A cidade de Córdoba, na Espanha, já foi um dos principais centros culturais do continente, e ainda hoje mantem a grandeza de seus pontos turísticos históricos. Os traços muçulmanos e judeus que ajudaram a formá-la podem ser notados em diversos aspectos e atrações, como a Mesquita-Catedral de Córdoba.

Hallstatt – Áustria

Foto: Walkerssk / Pixabay

Casinhas charmosas em meio à natureza, com montanhas e lagos ao redor. Essa típica paisagem bucólica buscada por muitos que pesquisam sobre cidades históricas para visitar na Europa pode ser encontrada em Hallstatt, uma pequena vila austríaca com 7 mil anos de idade influenciada pelos celtas e outros povos que marcaram o continente.

Bolonha – Itália

Foto: Alvaro German Vilela / Shutterstock

A charmosa Bolonha, na Itália, ainda possui muito do seu passado medieval, não sendo difícil se sentir voltando no tempo ao visitá-la. É ali que surgiu a Universidade de Bolonha, a primeira do continente, em 1088.

Argos – Grécia

Foto: Andy Hay / Flickr Wikimedia Commons

Argos, na Grécia, foi uma das primeiras cidades do mundo a ser habitada, não sendo a toa que é considerada um dos lugares históricos para visitar na Europa. Ali ainda é possível conhecer um dos muitos anfiteatros gregos, o santuário da deusa Afrodite e outros pontos históricos.

Leipzig – Alemanha

Foto: lapping / Pixabay

A participação de Leipzig na queda do muro de Berlim a ajudou a entrar no roteiro de cidades alemãs a serem conhecidas. Suas paisagens com lagos e florestas também tiveram importante papel nesse processo, mas são os ícones que ela deu ao mundo que a deixou ainda mais famosa, como Bach, Nietzsche e Goethe.

Cesky Krumlov – República Tcheca

Foto: Roman80 / Pixabay

Localizada na República Tcheca, Cesky Krumlov também está entre as cidades históricas para visitar na Europa, e não poderia ser diferente: basta se deparar com seus elementos medievais para entender o motivo. Esse destino parece saído de um conto de fadas e foi declarado Patrimônio da Humanidade, mais um forte motivo para conhecê-lo.

Toulouse – França

Foto: schiegg / Pixabay

A francesa Toulouse, também conhecida como Cidade Rosa por conta dos tijolos em suas construções, abriga dezenas de edifícios históricos, como museus e igrejas. É ali também que está uma das universidades mais antigas do mundo, a Universidade de Toulouse, fundada em 1229, fazendo dessa uma das principais cidades para conhecer na Europa.

Atenas – Grécia

Foto: michelmondadori / Pixabay

É impossível falar das cidades históricas para conhecer na Europa sem citar Atenas, conhecida como o berço da democracia e referência quando o assunto é filosofia, sendo onde nasceu Sócrates, Péricles e outros pensadores. A Acrópole ainda é um dos seus principais pontos turísticos, mas em diversos cantos da cidade é possível ver vestígios da civilização grega que ali habitava.

Bibury – Inglaterra

Foto: idunlop / Pixabay

Bibury é uma daquelas vilas charmosas da Europa que permitem uma vida bucólica com a sensação de termos voltado no tempo. Ela está a apenas 140 km da capital inglesa, mas suas casinhas de pedra do século XVII e a natureza ao redor fazem parecer que a distância é bem maior. Sem dúvidas é uma ótima pedida para qualquer roteiro.

Heildelberg – Alemanha

Foto: Heidelbergerin / Pixabay

Heildelberg possui um centro medieval e uma das mais antigas e prestigiadas universidades da Alemanha, sendo uma ótima cidade histórica para visitar na Europa. O ponto alto de qualquer viagem para lá está na visita ao castelo construído no século XII representando o romantismo alemão.

Lisboa – Portugal

Foto: cristinamacia / Pixabay

Lisboa é um dos principais destinos para conhecer na Europa, principalmente se pensarmos do ponto de vista histórico. Sua habitação, acredita-se, teve origem com povos como os Fenícios e os Mouros, como comprovaram as escavações realizadas no Castelo de São Jorge. Cada cantinho da cidade possui uma histórica para contar.

Londres – Inglaterra

Foto: derwiki / Pixabay

A casa da monarquia inglesa não poderia ser esquecida, afinal Londres é uma cidade com uma história riquíssima, que hoje contrasta com sua modernidade. Os passeios pelos museus, parques e todos os pontos turísticos são extremamente válidos, bem como observar o modo de vida local e entender a admiração que a família real exerce sobre os ingleses.

Giethoorn – Holanda

Foto: Michel_van_der_Vegt / Pixabay

Giethoorn parece parada no tempo, fornecendo ao visitantes uma tranquilidade sem igual com paisagens únicas. As casinhas em estilo holandês e as gôndolas que servem como principal meio de transporte dão um toque especial a qualquer viagem.

Coimbra – Portugal

Foto: falco / Pixabay

Coimbra é uma típica cidade medieval portuguesa em inúmeros sentidos, como as ruas de pedra e edifícios históricos. Um dos principais é a Universidade de Coimbra, uma das primeiras universidades de toda a Europa, que tem um de seus núcleos em um antigo palácio utilizado pela realeza.

Plovdiv – Bulgária

Foto: mgoraciaz0 / Pixabay

Imagine uma cidade que surgiu em 4000 a.C. e foi invadida por diversos povos com o passar do tempo para compreender o motivo de Plovdiv, na Bulgária, ser uma das principais cidades históricas para visitar na Europa. Em uma viagem para lá é possível conhecer antigos teatros e até mesmo um estádio olímpico que comportava 30 mil pessoas.

Com tantas opções fica difícil decidir qual das cidades históricas para visitar na Europa deve ser escolhida primeiro para compor seu roteiro, e ainda existem muitas outras que não foram mencionadas aqui. Mas independente de sua escolha, certamente você fará uma viagem inesquecível, com a sensação de ter voltado no tempo em diversos momentos.

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com a Latam, MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

10 cidades bonitas para visitar nos Estados Unidos

Artigo anterior

Lugares mais visitados do Brasil

Artigo seguinte

Você pode gostar

Mais em Destaque