14 cidades medievais super charmosas para visitar em Portugal

Portugal reserva diversas cidades medievais que, além de lindas e preservadas, possibilitam uma charmosa viagem ao passado

Portugal é a nação mais antiga da Europa. Não é à toa que o país concentra diversas aldeias e pequenas cidades medievais que, além de charmosas e encantadoras, foram testemunhas de momentos históricos fundamentais.

As cidades medievais portuguesas possuem muitos elementos em comum: as estreitas ruas formadas por pedras, grandes muralhas, castelos, pelourinhos, igrejas, torres e graciosas casinhas medievais. Essa semelhança arquitetônica não é coincidência: as aldeias foram resultado de diversas gerações de reis que queriam defender seu território, povoar e fortificar regiões.

Até hoje as pequenas cidades seguem intactas, não mais para servir como fortalezas, mas atraindo turistas que desejam sentir a atmosfera medieval, conhecer mais sobre as histórias, lendas e curiosidades de cada uma delas. E, claro, se deslumbrar com todo o charme e beleza que esses pequenos vilarejos, construídos em cenários que parecem ter saído de contos de fadas, reservam a cada paralelepípedo.

Leia também:

Portugal é eleito o melhor destino turístico da Europa em 2017
19 fotos para sonhar com Lisboa em Portugal
Melhores hotéis para se hospedar no centro de Lisboa
Site divulga os melhores restaurantes de Portugal

Monsanto

Conhecida como a aldeia “mais portuguesa de Portugal”, a pequena cidade localizada na região do Concelho de Idanha-a-Nova, exala história e oferece uma verdadeira viagem ao passado. Pelo caminho, casas praticamente incorporadas a pedras gigantes e irregulares levam, uma a uma, ao Castelo de Monsanto, erguido no século XXI pelos Cavaleiros Templários. Além do castelo, outro ponto que vale uma visita é Torre de Lucano, um dos principais monumentos da cidade.

Foto: Monica Andre de Portugal / Flickr

Piodão

Um labirinto formado por ruelas íngremes com casinhas de pedra de xisto dá forma a esta pequena aldeia histórica rodeada pelas montanhas da Serra do Açor. Piodão surpreende a cada passo, como nos detalhes que estampam as janelas das casas e pela bela Igreja Matriz, branca com contornos azuis, que se destaca em meio às construções de pedra. Ao entardecer a pitoresca e rústica cidade recebe um charme especial com as luzes acesas, que lhe renderam o apelido de “Presépio de Portugal”.

Foto: Luis Ascenso Photography Wikimedia Commons

Sortelha

Localizada no Concelho de Sabugal, Sortelha é o lugar ideal para quem aprecia arquitetura medieval, já que suas casas, castelo e muralhas seguem praticamente intocados. A mais de 700 metros de altitude está o Castelo de Sortelha, construído por D. Sancho I em meados do século XII. É possível se hospedar em casas medievais na vila.

Foto: Ken & Nyetta / Flickr

Castelo Rodrigo

Uma aldeia histórica em excelente estado de conservação, com ruas pitorescas e um castelo com uma vista incrível de belas paisagens. Entre os monumentos de imensurável valor histórico de Castelo Rodrigo estão antigas muralhas, as ruínas de Cristóvão de Moura e a Igreja Matriz. Ao pôr do sol o simpático vilarejo fica ainda mais deslumbrante e repleto de contrastes.

Foto: Vector99 / Shutterstock

Montesinho

Montesino é uma tradicional aldeia portuguesa localizada no Parque Estadual do Montesino, a mais de mil metros de altitude. Com charmosas casinhas construídas a base de granito e telhados de madeira, a cidade apresenta uma paisagem de contrastes entre a natureza e construções medievais. Não deixe de visitar o Museu de Montesino, que recria uma típica casa transmontana, além de percorrer as belíssimas trilhas do parque.

Foto: Miguel Vieira / Flickr

Óbidos

A beleza de Óbidos é tanta que a cidade foi um presente do rei Dinis à sua esposa Isabel de Aragão. Hoje, a vila segue preservada com suas belas casinhas com detalhes em azul e amarelo, ruas floridas e um clima medieval intenso. No centro histórico há restaurantes, lojinhas, cafés e galerias de arte. Os quase dois quilômetros de muralhas que protegem a cidade podem ser percorridos livremente pelos turistas. Entre o fim de fevereiro e início de março, Obidos recebe o Festival Internacional do Chocolate.

Foto: titosoft / Pixabay

Monsaraz

Com grandes e preservadas muralhas construídas a base de cal e xisto, que podem ser percorridas a pé pelos visitantes, a vila medieval de Monsaraz é um lugar indispensável para visitar na região do Alentejo. Caminhar pelas ruas da cidade é um convite para se deslumbrar com o charme das varandas floridas e um castelo na parte mais alta da vila. Do lado de fora das muralhas, um mirante com uma vista incrível para grandes lagos que cercam o local.

Foto: ARoxoP / Shutterstock

Marvão

Na região do Alentejo, está Marvão, uma encantadora vila medieval, tranquila e perfeita para quem aprecia um clima pitoresco e sereno. Marvão fica no topo de um penhasco e apresenta por suas estreitas ruas um castelo bem conservado, hospedarias, lojinhas e restaurantes. As cores da cidade ficam ainda mais bonitas e charmosas durante o pôr do sol ou pelo amanhecer. Não deixe de visitar a Praça do Pelourinho, onde é possível conhecer uma antiga prisão, a Torre do Relógio e um pelourinho do século XVI.

Foto: Rosino/ Flickr

Almeida

A vila medieval, localizada em um vasto planalto sobre o Rio Côa, é cercada por mais de dois quilômetros de muralhas. Durante a Idade Moderna, Almeida teve a função de defesa militar e foi palco de lutas entre portugueses e castelhanos por muitos anos. Vale a pena visitar o fosso da fortaleza, com 12 metros de profundidade e 62 metros de largura, além do antigo quartel de artilharia, uma histórica construção barroca.

Foto: CC0 Public Domain

Castelo de Vide

Localizada ao norte da região do Alentejo, no topo de uma colina, está Castelo de Vide, um vilarejo que apresenta um lindo castelo medieval do século XIII, cuja subida é realizada por meio de uma estrada com pequenas construções no estilo gótico. Além dele há também a Fortaleza de São Roque e uma linda igreja. Entre abril e março a cidade celebra as Festas da Páscoa, momento muito animado e que atrai visitantes à região.

Foto: Concierge.2C / Wikimedia Commons

Valença

Com seus cinco quilômetros de muralhas, Valença foi uma fortaleza militar da defesa da independência de Portugal e, atualmente, uma viagem ao passado aberta ao público. As igrejas, uma antiga ponte metálica, as construções militares e a bela vista para o rio Minho se completam. Não deixe de provar os vinhos e os doces típicos da cidade.

Foto: Lucas Martínez / Wikimedia Commons

Serpa

Serpa é um pequeno vilarejo medieval situado no Baixo Alentejo. Com um entorno repleto de colinas e vinhedos, a charmosa cidade tem como característica um centro histórico cercado por uma muralha repleto de casinhas pintadas de branco. Uma vez na cidade, não deixe de provar os deliciosos e tradicionais queijos de leite de ovelha. Entre março e abril Serpa realiza as Festas de Senhora de Guadalupe.

Foto: Guy MOLL / Wikimedia Commons

Beja

Principal cidade do sul do Alantejo, Beja ostenta um castelo com seis torres, sendo uma delas a maior de toda península ibérica, com mais de quarenta metros. Lá de cima, é possível ter uma vista privilegiada da cidade e da planície alentejana ao redor. A Feira de Velharias de Beja acontece em todo primeiro sábado de cada mês e concentra grande número de peças e antiguidades. Os deliciosos doces conventuais portugueses tiveram sua origem na cidade, não deixe de provar.

Foto: Digitalsignal / Wikimedia Commons

Tomar

Conhecida como a “cidade dos templários”, Tomar ganhou este título após o rei D. Afonso ceder suas terras à ordem desses cavaleiros, que fundaram em 1160 o Convento de Cristo, um dos pontos que valem a visita. Atualmente, o local reúne diferentes traços arquitetônicos que foram alterados ao longo do tempo. Em julho, Tomar organiza a Festa dos Tabuleiros, grande evento que ocorre anualmente e que atrai milhares de turistas à cidade.

Foto: Harshil Shah / Flickr

Dicas para planejar sua viagem:

- Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels: descubra os melhores preços e a localização ideal para a sua viagem. Acesse o Booking.com e faça sua reserva parcelada em até 10x.

- Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas publicadas diariamente no site oficial da Latam, MaxMilhas e Skyscanner.

- Quer economizar com a hospedagem? O Airbnb disponibiliza um cupom com R$130 de desconto para novos turistas que reservarem acomodações pelo site. Receba o seu Cupom de Desconto Airbnb e use em qualquer destino.

- Está buscando pacotes de viagens em promoção? Encontre os melhores preços para a sua viagem com as ofertas promocionais da CVC e viaje muito mais.

- Não sabe para onde viajar? Confira nossos Guias de Viagem e descubra diferentes lugares para conhecer no Brasil e no mundo.