Veja roteiros de viagem surpreendentes para apreciar as maravilhas do nosso país

O Brasil é um país com dimensões continentais e com uma imensa diversidade cultural e geográfica. São muitos  biomas, cidades históricas, reservas naturais e paisagens únicas no território. Todas essas características fazem com que as viagens no país sejam uma experiência única.

Escolher o destino ideal não é uma tarefa fácil. Por isso, listamos 12 roteiros maravilhosos para que você possa conhecer melhor a potência turística do Brasil.

Leia também:
100 destinos para conhecer no Brasil
50 destinos com águas absolutamente claras para você conhecer no Brasil
Mochilão no Brasil: roteiro de 30 dias conhecendo as melhores praias do nordeste
10 rotas para fazer um mochilão pelo Brasil

Aventura no Jalapão – TO

Foto: Flávio André / MTUR

Jalapão é um paraíso para os viajantes que apreciam o ecoturismo. Localizado em meio ao cerrado do Tocantins, o destino é repleto de atrações turísticas e paisagens deslumbrantes. A região é composta majoritariamente por áreas de preservação, como o Parque Estadual do Jalapão, que é considerado um dos maiores espaços de vegetação nativa remanescente do país.

Visitando oásis naturais na Rota das Emoções – CE, PI e MA

Foto: Biaman Prado / MTur

Não poderia ter nome melhor para esse complexo turístico. A Rota das Emoções passa por três estados do nordeste do Brasil: Ceará, Piauí e Maranhão. Quem faz o percurso completo passa por 14 cidades e pode aproveitar diversos pontos turísticos incríveis, como o Parque Nacional de Jericoacoara, os Lençóis Maranhenses e o Delta do Parnaíba.

Cidades históricas da Estrada Real – MG, SP e RJ

Foto: Pedro Vilela / MTur

Refazer o caminho percorrido pelos tropeiros no período colonial é uma verdadeira aula de história ao ar livre. Para realizar o feito, é preciso passar por Ouro Preto (MG), Congonhas(MG), Tiradentes (MG), Guaratinguetá(SP), Cunha (SP) e Paraty (RJ). Além de igrejas, museus, sítios arqueológicos, a rota também tem belas paisagens e uma excelente gastronomia.  

Travessia de barco Manaus x Belém – AM e PA

Foto: Mário Oliveira / MTUR

Atravessar os 1.600 quilômetros que separam Manaus de Belém de barco é uma experiência maravilhosa. Durante o trajeto é possível apreciar o encontro das águas entre o rio Negro com o Solimões, entre outras paisagens incríveis.  

Praias e ilhas da Costa Verde – RJ

Foto: Rogério Cassimiro / MTUR

Como todo mundo sabe, o Rio de Janeiro tem belíssimas praias. A região da Costa Verde, que também abriga uma área de Mata Atlântica é um bom exemplo disso. O litoral surpreende os turistas com praias e ilhas lindas e também conta com boas opções de hospedagem.

Vale dos vinhedos em Bento Gonçalves – RS

Foto: Renato Soares / MTUR

Se você aprecia bons vinhos, vai adorar a rota Vale dos vinhedos, no Rio Grande do Sul. Além de grandes vinícolas, como Casa Valduga e a Vinícola Miolo, os turistas aproveitam as belas paisagens da Serra Gaúcha e bons restaurantes.

Trilha Esmeralda do Atlântico em Fernando de Noronha – PE

Foto: CCINTRA / Wikimedia Commons

O Arquipélago de Fernando de Noronha, localizado no estado de Pernambuco, é um verdadeiro paraíso e tem inúmeras possibilidades para os turistas. Uma delas é a Trilha Esmeralda do Atlântico, que passa por lindas praias, como a Cacimba do Padre, com suas belas ondas e uma interessante vista do Morro dos Dois Irmãos e Baía Dos Porcos, um excelente lugar para fazer mergulhos livres.

Rios cristalinos e aquários naturais em Bonito – MS

Foto; Flávio André / MTUR

A cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, é um dos principais destinos para ecoturismo no Brasil. Entre várias atrações únicas, se destacam a beleza dos lugares com águas cristalinas da cidade. O Aquário Natural de Bonito, por exemplo, possibilita a flutuação em uma das águas mais transparentes do mundo e grande concentração de peixes.

Interação com botos cor de rosa no Arquipélago de Anavilhanas – AM

Foto: Ana Claudia Jatahy / MTUR

Arquipélago de Anavilhanas é um dos maiores conjuntos de ilhas fluviais do mundo, são mais de 400 ilhas e uma gigantesca biodiversidade. O lugar fica a 100 quilômetros de Manaus e pode ser explorado de várias formas. Um dos passeios mais procurados é a visitação aos botos cor de rosa nas plataformas flutuantes.

Piscinas naturais na Península de Maraú – BA

Foto: Márcio Filho / MTUR

Apesar de ser um destino pouco conhecido da maioria dos brasileiros, a Península de Maraú, na Bahia, é um lugar incrível para ser visitado. Um dos passeios mais interessantes é mergulhar nas maravilhosas piscinas naturais das praias de Taipu de Fora, onde existe uma grande variedade de fauna e flora marinha.  

Passeios ecológicos na Costa dos Corais – AL e PE

Foto: Marco Ankosqui / MTur

O complexo turísticos que compreende o sul de Pernambuco até o norte de Alagoas, é repleto de cenários paradisíacos. Além de poder fazer mergulhos e ver uma diversa e colorida vida marinha, os turistas também podem fazer a rota ecológica e conhecer santuário dos peixe-boi marinho em Tatuamunha, além de visitar praias maravilhosas.

Mirante da Tirolesa no Morro de São Paulo – BA

Foto: Márcio Filho / MTUR

O Morro de São Paulo é uma opção incrível. Localizado na Ilha de Tinharé, na Bahia, o destino tem as praias como os principais pontos turísticos. O Mirante da Tirolesa também é um passeio muito legal para quer se aventurar na tirolesa e também para os turistas que querem apreciar a paisagem da região.

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com a Latam, MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

22 cidades mais visitadas da América do Sul

Artigo anterior

Lugares para conhecer no Algarve

Artigo seguinte

Você pode gostar

Mais em Aventura