Aqueles passeios imperdíveis que você precisa fazer para aproveitar ao máximo sua viagem ao Rio de Janeiro, o principal destino turístico do Brasil

Quando pensamos nesse destino, imediatamente visualizamos praias belíssimas e pontos turísticos icônicos. Mas a cidade e o Estado como um todo têm muitas outras opções, e das belezas e da história da região serrana aos lugares onde a cultura popular reina, existem muitas coisas para fazer durante sua estadia. Na dúvida, você pode começar por estas 12 coisas legais para fazer no Rio de Janeiro.

As opções de o que fazer no Rio de Janeiro que selecionamos aqui dão prioridade para a diversidade, ideal para quem viaja em grupo, para agradar independente de qual for o gosto de cada um. Assim, todo mundo vai encontrar o seu passeio inesquecível. Coloque todas as dicas na sua agenda e aproveite o melhor do Rio de Janeiro:

Leia também:
Lugares para conhecer na cidade do Rio de Janeiro
Guia de Museus na cidade do Rio de Janeiro
Trilha Transcarioca, circuito de 180 km que cruza a cidade do Rio de Janeiro
Mirantes para conhecer na cidade do Rio de Janeiro

Coisas legais para fazer no Rio de Janeiro

Ilhas (Angra dos Reis)

Foto: Daniel Souza Lima / Wikimedia Commons

Angra dos Reis é o destino perfeito para quem ama o mar. Suas ilhas reúnem uma quantidade enorme de praias banhadas por águas muito límpidas e oferecem vários tipos de atividades: mergulho para conhecer a rica vida marinha, passeios de barcos alimentados por histórias de piratas e muito mais.

Apesar da proximidade com a capital, suas praias ainda são bem desertas e estão entre as coisas legais para fazer no Rio de Janeiro: cada uma delas rende momentos de relax e fotos inacreditáveis.

Cidades serranas

Foto: Sesc Rio / Wikimedia Commons

Aqui, o mergulho é na história. Na Região Serrana se destaca Petrópolis, a cidade que é a vitrine de toda a tradição da nossa monarquia e fica ainda mais charmosa no inverno, quando a sua influência alemã transparece ainda mais, com opções gastronômicas inesquecíveis.

Para quem gosta de cerveja, o circuito cervejeiro é imperdível. Com sorte você pode programar sua visita à cidade durante uma feira de cerveja artesanal e reverenciar a tradição visitando a primeira cervejaria do Brasil, a Bohemia, instalada na cidade ainda no século XIX.

A região é riquíssima em montanhas, possui mais de 130 km de trilhas surpreendentes, cachoeiras e locais para acampamento. O Parque da Serra dos Órgãos é obrigatório e está, sem dúvida, entre as coisas bacanas para fazer no Rio.

Parque Lage

Foto: Caioviniciuscosta / Wikimedia Commons

Uma mistura de cultura com muita natureza, o Parque Lage abriga floresta nativa, Mata Atlântica e, ao mesmo tempo, oferece um amplo jardim de estilo romântico europeu. Tem ainda as majestosas Palmeiras Imperiais, lagos, ilhas artificiais, cavernas e muita diversão para a família. Uma sugestão: aproveite sua área externa para um piquenique inesquecível.

O Parque Lage é muito conhecido por seu casarão do século 19, que serve de espaço para muitos eventos artísticos ao longo do ano e onde funciona a Escola de Artes Visuais, que serviu de locação para muitos filmes e videoclipes. Nele, funciona um bistrô que serve refeições orgânicas. Uma experiência completa!

Bairro da Lapa

Foto: Mariahaversa / Wikimedia Commons

Pode-se resumir o bairro da zona central carioca em uma só palavra: boemia. A vida noturna de suas ruas é famosa por misturar turistas e cariocas em torno de sua gastronomia e tradições culturais que incluem sempre muita música.

Explore as barraquinhas de rua e as casas de samba e chorinho. Se seu estilo musical é menos tradicional, também existem boates com o foco em música pop e funk atuais. Para todos os gostos!

Cristo Redentor

Foto: Jorge Morales Piderit / Wikimedia Commons

Ir ao Rio de Janeiro e não visitar o Cristo Redentor é impensável, pois mesmo que seja um ponto turístico sempre repleto de visitantes, o passeio não decepciona. Você pode chegar à mais famosa estátua do país por trem ou por van e de qualquer jeito tanto o Cristo quanto as paisagens que estarão disponíveis do alto do Morro do Corcovado valem o adjetivo: são divinos.

Pão de Açúcar

Foto: Vanessa Marques / Wikimedia Commons

Ninguém vai negar: uma das coisas mais legais para fazer no Rio de Janeiro é o passeio obrigatório ao Pão de Açúcar, pois colocar os pés naquela formação rochosa tão icônica é validar a sua viagem à cidade.

Fazer o percurso até seu ponto mais alto no mais do que famoso bondinho é cumprir uma tradição emocionante. Aos poucos, as paisagens mais clássicas e belíssimas de suas praias e morros se mostram, deslumbrantes.

Praia de Copacabana

Foto: bisonlux / Flickr Wikimedia Commons

Aqui, mais é mais: Copacabana é a praia mais famosa de todo o Rio de Janeiro. É nela que se comemora a chegada do Ano Novo, é nela que acontecem grandes shows e também é nela que, todo dia, cariocas e turistas renovam seu amor à areia e ao mar.

Copacabana oferece estrutura completa: além de sua rede hoteleira, sua orla tem alguns dos melhores restaurantes da cidade, além de ciclovia, bares e postos de salvamento com chuveiros, tudo disponível também à noite.

Arpoador

Foto: Rafaelkatz / Wikimedia Commons

Vizinha de Ipanema, na zona sul do Rio, a Praia do Arpoador é um dos lugares mais legais para visitar na cidade. O local é um point tradicional de surf e surfistas, com ondas propícias para a prática do esporte.

Mas se você prefere ficar em terra, pode aproveitar outra tradição esta pequena praia: subir as trilhas fáceis que levam até a Pedra do Arpoador e admirar a paisagem e o pôr do sol.

Mirante Dona Marta

Foto: Rodrigosilvestri / Wikimedia Commons

Na busca pelo melhor ponto para ver as mais belas paisagens cariocas, o Mirante Dona Marta é um dos passeios mais legais que o Rio oferece. De carro, você chega lá saindo do Cosme Velho e seguindo adiante no caminho que vai até o Cristo Redentor. Você pode ir a pé, pegando o elevador inclinado que sai do alto da Favela Santa Marta e seguindo por uma trilha (fácil) por cerca de 40 minutos.

O Mirante Dona Marta tem mais de 360 metros de altitude e dele você tem uma visão muito particular de cartões postais como o Pão de Açúcar, o Morro da Urca, o Maracanã e a enseada do Flamengo.

Circo Voador

Foto: Divulgação

Este é um passeio especial para quem gosta de música. O palco do Circo Voador, desde os anos 80, tem lançado bandas e músicos que se tornaram grandes sucessos, mas a casa não parou no tempo e continua, até hoje, programando shows para todos os apaixonados pela música brasileira e pelo pop rock.

Com muita lógica, o Circo Voador é mais um “habitante” de respeito do maior bairro boêmio carioca: sua localização definitiva é atrás dos Arcos da Lapa.

Região dos Lagos

Foto: Leonardo Shinagawa / Wikimedia Commons

As praias da Região dos Lagos são tão próximas da cidade do Rio de Janeiro que são destino preferido dos cariocas para uma viagem básica de final de semana, e se é boa para os “locais” é claro que essa região é uma das coisas legais para fazer no Rio de Janeiro.

Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio são destinos obrigatórios por ali.

Paraty

Foto: Florian Höfer / Wikimedia Commons

Paraty é mais um daqueles destinos em que a beleza natural casa com a beleza arquitetônica. Seu Centro Histórico, com casarões e igrejas coloniais, vale as caminhadas por suas ruas pavimentadas com pedras “pé de moleque”.

A cidade conta com cerca de 60 praias, muitas delas só acessíveis por escunas, e o circuito de ilhas que convida ao mergulho e à pesca. Já no continente, suas matas escondem muitas cachoeiras e trilhas históricas.

Agora, é planejar sua viagem com tempo suficiente para poder fazer esses 12 passeios legais no Rio de Janeiro com a certeza de que tem muito mais para descobrir.

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com a Latam, MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Melhores destinos para conhecer em Portugal

Artigo anterior

Cupom de desconto Airbnb

Artigo seguinte

Você pode gostar