Conheça lugares pelo Brasil que encantam pela beleza e pelo paladar

A beleza de viajar vai além de conhecer novos lugares: ela está, também, em descobrir novos pratos e sabores. E nesse quesito, vamos combinar, o Brasil é um prato cheio de possibilidades. A culinária nacional é tão maravilhosa e diversificada que fica até difícil escolher qual a melhor comida típica do nosso país.

Muito além do nosso amado arroz com feijão, a gastronomia do Brasil é formada por receitas da culinária indígena e pelas correntes de imigração que chegaram até aqui, recebendo influências de diversos lugares, se adaptando, adicionando temperos e transformando pratos em verdadeiras obras primas.

De norte a sul do país, descubra 12 cidades para conhecer o Brasil pela comida.

Belém/ PA


Foto: Ingrid Anne/Divulgação Manauscult

A capital paraense é referência mundial quando falamos de gastronomia sustentável e recebeu o título internacional de Cidade Criativa da Gastronomia pela UNESCO.

Com uma das culinárias mais ricas e originais do país, é possível provar os deliciosos pato no tucupi, maniçoba e tacacá, que fazem parte da gastronomia local, além de doces produzidos à base de frutas amazônicas, como açaí, cupuaçu e bacuri.

Gramado/ RS


Foto:
DiPaolo/ Divulgação

Com influência gastronômica italiana e alemã, Gramado oferece verdadeiras delícias até mesmo para os paladares mais exigentes. Com o clima frio que combina perfeitamente com carnes de caça, como o galeto, massas e fondues, a charmosa cidade conta com ótimos restaurantes.

No local também é possível provar o famoso café colonial, uma das mais autênticas tradições da cozinha alemã, que oferece mais de 80 opções entre doces, pães, salgados e bebidas. Além disso, a cidade conta com diversas fábricas de chocolates artesanais, um verdadeiro paraíso para quem ama uma boa sobremesa.

São Paulo/ SP


Um verdadeiro universo gastronômico cabe em São Paulo, já que você encontra comidas de praticamente qualquer lugar do mundo pelas ruas da cidade. De pratos de culinária exótica a grandes redes internacionais, tudo isso pode ser facilmente saboreado a qualquer hora do dia ou da noite.

Mas a metrópole também guarda seus próprios tesouros gastronômicos, como o famoso virado à paulista, o tradicional sanduíche de mortadela, as pizzas e os pastéis de feira.

Campos do Jordão/ SP


Foto: Divulgação

Cercada por montanhas e belos cenários da Serra da Mantiqueira, Campos do Jordão oferece uma ampla variedade gastronômica que tem tudo a ver com o friozinho da região.

A “suíça brasileira” concentra ótimos restaurantes e bistrôs onde se destacam os generosos fondues, os pratos à base de truta, peixe típico da região, e deliciosas massas. Alguns dos mais famosos fabricantes de chocolates são encontrados na cidade, que também promove diversos festivais gastronômicos ao longo do ano.

Belo Horizonte/ MG


Foto: Divulgação

Não existe a menor possibilidade de falar comida no Brasil sem citar os maravilhosos quitutes mineiros. Em Belo Horizonte é possível provar vários pratos da culinária regional, como o frango com quiabo, leitão à pururuca e o frango ao molho pardo.

Famosa pela vida boêmia, não faltam também os incríveis petiscos de bar, como o maravilhoso pão de queijo, bolinhos, torresmo, entre outras delícias. Para sua passagem pela cidade ficar ainda melhor, não esqueça de se esbaldar em compotas de doce de leite e de abóbora, além de provar uma grande variedade de queijos.

Bento Gonçalves/ RS


Foto: Roseanetur/ Flickr

A região de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, guarda tradições e encantos da época em que os imigrantes italianos chegaram na região, por volta de 1975. Vinhedos deslumbrantes atraem a atenção de turistas que, se desejarem ir além da degustação, podem realizar uma verdadeira imersão no mundo das uvas.

Carnes, massas, queijos e outras delícias também são amplamente oferecidos e proporcionam perfeitas combinações para acompanhar os melhores rótulos da bebida.

Vitória/ ES


Foto: Gilrovina/ Wikimedia Commons

A culinária capixaba é muito rica e saborosa, fruto de uma mistura deixada pelos colonizadores europeus, índios e africanos. Com pratos à base de frutos do mar, Vitória oferece os típicos e saborosos como a famosa moqueca capixaba.

Com muitos temperos e um gostinho especial do preparo nas panelas de barro, a moqueca é imperdível para quem visita a capital. Não deixe também de provar a Torta Capixaba, preparada com diversos frutos do mar, outra delícia indispensável.

Teresópolis/ RJ


Foto: Festival Gastronômico da colonização inglesa de Teresópolis/ Divulgação

Teresópolis, na região serrana do Rio, possui aquele clima charmoso e repleto de belas paisagens naturais, mas é também conhecida como a cidade dos festivais, por conta do grande número de eventos oferecidos anualmente.

A maioria deles, é claro, reúne maravilhosos pratos, quitutes e outras delícias. Pouca gente sabe, mas Teresópolis possui colonização britânica, o que rende a oferta de pratos especiais com influência da terra da rainha, delícias que combinam perfeitamente com o friozinho das montanhas.

Curitiba/ PR


Foto: Barbaran/Divulgação

Em Curitiba, além de lugares lindos, você vai poder desfrutar de uma gastronomia bem diferente de outras capitais. Declarado patrimônio cultural de Curitiba em 2016, a carne de onça é uma mistura de diversos cortes de carne de boi – não precisa se assustar, apesar do nome, a carne não é de onça – bem temperadinha, uma delícia.

Outro prato imperdível é o barreado, típico da cidade de Morretes, mas muito oferecido também em Curitiba, uma carne bem temperada e macia preparada na panela de barro. Além disso, o pinhão e o pão com bolinho de carne são petiscos que vão muito bem acompanhados por uma boa cerveja.

Porto Alegre/ RS


Se você é apaixonado por uma boa carne assada na brasa, não há melhor cidade no Brasil para visitar que Porto Alegre. Famosa por suas churrascarias, parrillas e bares de espetinhos, a capital oferece os melhores cortes do país.

O churrasco faz parte da cultura gaúcha e teve origem nas terras remotas dos pampas. Apesar das famosas carnes, Porto Alegre também oferece pratos tropeiros, indígenas, portugueses, alemães e italianos.

Fortaleza/ CE


Foto: Crocobeach

A culinária cearense é bastante diversificada e saborosa, com pratos que tiveram influência de sabores indígenas, africanos e portugueses. Na capital Fortaleza é possível encontrar boa parte dos pratos típicos, a começar pela variedade de frutos do mar, como o caranguejo, que é uma tradição local.

O baião de dois e a carne de sol também estão entre as deliciosas iguarias gastronômicas cearenses, assim como as castanhas de caju, a tapioca, a rapadura e o maravilhoso queijinho coalho.

Salvador/ BA


Foto: PxHere

A culinária baiana é tão maravilhosa que chega a encantar os paladares assim quanto suas praias e lugares históricos encantam os olhos. Com influência indígena, africana e portuguesa, as receitas soteropolitanos proporcionam uma verdadeira festa de sabores.

Os pratos típicos de Salvador levam dois maravilhosos ingredientes: o azeite de dendê e a pimenta. Entre as receitas fortes, coloridas e muito saborosas estão o acarajé, o bobó de camarão, os diversos tipos de moquecas, buchada de bode, vatapá e cururu.

E você, tem outra dica de cidade para conhecer o Brasil pela comida? Conta para a gente qual é!

» Mapa interativo mostra o que comer em cada ponto do planeta
» 5 restaurantes para conhecer na Ilha da Madeira
» Rio: 12 restaurantes cariocas premiados com estrelas Michelin
» Site divulga os melhores restaurantes de Portugal

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.
» Faça o seu visto e antecipe seu passaporte com a Visto Fácil.

Bourbon Cataratas do Iguaçu Resort oferece estrutura completa para lazer e negócios

Artigo anterior

Destinos com águas termais em São Paulo

Artigo seguinte

Você pode gostar