12 cidades medievais para conhecer no sul da França

Cenários de contos de fada, casinhas charmosas, produtos artesanais e muita história são alguns dos motivos para fazer uma visita às belas cidades medievais do sul da França

Os cenários dos contos de fada existem e eles estão localizados ao sul da França. São diversas cidades medievais encantadoras que se concentram na região, famosa por um céu azul incomparável e pela rica natureza que a cerca.

Esta região privilegiada, cercada por muita beleza, também carrega muita história. Há muito o que ver, sentir e se descobrir nos pequenos e encantadores vilarejos do sul da França, rodeados de muralhas, pitorescas aldeias e impressionantes ruínas.

Além de belas e inspiradoras paisagens, o sul da França reserva importantes vestígios da história mundial, da Idade Média e da colonização e influência romana no país.

Descubra 12 cidades medievais para conhecer no sul da França:

Leia também:

Dicas para planejar sua primeira viagem à França
França para Brasileiros: o que ver e fazer no destino mais procurado da Europa
Dicas de compras em Paris
França encantada: cidades e vilarejos mais charmosos do país

Avignon

Foto: gillag / Pixabay

Conhecida como a “Cidade dos Papas”, Avignon carrega mais de dois mil anos de história em suas ruas. Situada à beira do rio Ródano, a cidade conta com uma parte mais antiga toda fortificada. Foram sete Papas que que reinaram em Avignon, sede da igreja católica de 1309 a 1377, por isso não deixe de visitar uma das principais e mais imponentes atrações da cidade, o Palácio dos Papas. A bela construção é o maior palácio gótico da Europa.

De julho a agosto acontece o tradicional festival de Avignon, um dos maiores da França, reunindo muita música, apresentações, teatro e muito mais. Com tanto para ver e sentir na cidade, não é à toa que Avignon foi tombada pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade, em 1995.

Carcassone

Foto: jolimaison / Pixabay

A encantadora Carcassone parece ter saído dos livros de contos de fada – dizem que a cidade foi a inspiração para o castelo da Bela Adormecida. São 52 torres e mais de três quilômetros de uma muralha dupla que impressionam qualquer um e que podem ser contempladas a pé ou em um passeio de charrete. O belíssimo vilarejo, que faz fronteira coma a Espanha e fica no departamento de Aude, teve sua origem como aldeia celta e se transformou em uma linda cidade medieval, hoje declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

No verão acontecem torneios de cavaleiros entre suas belas muralhas, uma atração imperdível que leva os turistas a uma verdadeira inserção à época medieval. Não deixe de conferir Carcassone à noite, onde a iluminação cênica deixa a parte fortificada da cidade deslumbrante.

Conques

Foto: Phillip Capper / Flickr

A charmosa aldeia com pouco mais de 200 moradores cresceu ao redor da imponente Abadia de Sainte-Foy, um dos pontos de passagem do caminho de Santiago de Compostela. Conques, hoje, revela grandes tesouros, como uma arquitetura preservada em estilo românico contrastando com a bela natureza ao seu redor, o que lhe garantiu o título de Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Les Baux-de-Provence

Foto: Foto: BlueBreezeWiki / Wikimedia Commons

A cidade é uma parada obrigatória e um dos lugares mais inusitados que você visitará na França. A pequena aldeia, hoje sem moradores, fica no topo de uma montanha e as casinhas se misturam e se confundem com as pedras. Repleta de lendas e lojinhas, Les Baux-de-Provence leva o turista a uma experiência única.

Nîmes

Foto: Gorby91 / Pixabay

Romana, medieval e contemporânea, Nîmes é uma cidade única no mundo. Dos lindos chafarizes do século XIX, quando foi uma próspera cidade industrial, até seu majestoso templo romano intacto, um dos célebres monumentos que são herança de Roma, tudo encanta.

Tire algumas horas para caminhar pelo centro velho da cidade e se deslumbrar com heranças históricas de diferentes períodos que fazem de Nîmes um verdadeiro tesouro da humanidade.

Rocamadour

Foto: Dynamosquito / Wikimedia Commons

São mais de 200 degraus que levam os visitantes de Rocadamour até seu santuário. A cidade é famosa por ser um ponto de peregrinação religiosa, mas é também um dos vilarejos mais bonitos do país e um dos mais visitados por turistas também. A região em que a cidade está situada, perto do Parque Natural Regional de Causses de Quercy, foi campo de batalha de uma série de conflitos históricos que ocorreram no sul da França.

Além da parte religiosa, que é bastante presente, Rocadamour apresenta diversas lojinhas e casas medievais intactas muito charmosas.

Narbonne

Foto: benibeny / Pixabay

A encantadora Narbonne está localizada a apenas 100 quilômetros da fronteira da França com a Espanha. Relativamente pequena, a graciosa cidade pode ser percorrida a pé em algumas horas. Aproveite para se deslumbrar com preciosidades de séculos passados, como a impressionante Cadetral de Saint Just e a Merchans Bridge, uma antiga travessia de comerciantes.

Além disso, pelo caminho você certamente descobrirá diversos museus e construções medievais. Não deixe de visitar o mercado Les Halles, que oferece produtos locais como vinhos e mel.  

Roussilion

Foto: Ainars Brūvelis / Pixabay

A charmosa Roussilon é parada obrigatória para quem visita a região da Provence, no sul da França. Além do indo vilarejo medieval, repleto de casinhas e lojas provençais encantadoras, a cidade reserva um incrível passeio ao Parque Ocre Du Luberon. O ocre é um elemento natural muito famoso na cidade e que era utilizado nas primeiras pinturas rupestres.

A cidade concentra várias das antigas minas para a exploração do ocre abertas para visitação dos turistas. São diversos caminhos e trilhas para percorrer e se deslumbrar com a cor intensa do ocre contrastando com a vegetação nativa. Um verdadeiro e imperdível show de cores!

Albi

Foto: Nicolas Lefebvre Sensorie / Flickr

Uma cidade eu transpira charme, repleta de jardins floridos e construções impressionantes. A grande atração de Albi é uma catedral em homenagem a Santa Cecília, declarada patrimônio histórico pela UNESCO.  Albi também é a cidade natal do grande pintor impressionista Tolouse Lautrec, que conta com um belíssimo museu em sua homenagem reunindo algumas de suas obras e um jardim maravilhoso.

As casinhas que ficam em torno do rio Tarn e uma ponte medieval que o atravessa formam o cenário perfeito para belos registros ao pôr do sol.

Gordes

Foto: CC Public Domain / Pxhere

Localizado na região do Luberon, no sul da França, Gordes é um dos mais belos vilarejos do país. No ponto mais alto da cidade é possível avisar, entre as pedras, um belo castelo renascentista, uma igreja e diversas casinhas brancas charmosas. Tudo na cidade remete ao passado, como a Village des Bories, ruínas de cabanas de pedras construídas na época dos Celtas.

Bem pertinho dali também fica a Abadia de Notre Dame de Senanque, do século XII, que nos meses de julho e agosto fica repleta de lavandas ao seu redor, formando uma paisagem única.

Cordes sur Ciel

Foto: Clément Gruin / Wikimedia Commons

A pequena cidade situa-se no alto de uma colina no vale do Cérou, no sul da França. Cordes-sur-Ciel é considerado um dos mais belos vilarejos franceses. Durante o verão há festas que levam os turistas a outra época e onde os moradores retornam ao tempo, usando roupas e artefatos medievais. O local conta com ateliês e museus, além de casinhas charmosas com fachada gótica.

Collonges-la-Rouge

F Foto: Pline / Wikimedia Commons

Como o próprio nome indica, essa bela vila francesa é toda vermelha. A arquitetura das casas e seus telhados em tons rubros formam uma visão deslumbrante. Fundada no século VIII, a encantadora cidade medieval guarda uma igreja do século XI e uma torre de vigia da mesma época.

Gostou das cidades medievais para conhecer no sul da França? Para quem está indo pela primeira vez ao país, uma das opções mais seguras para conhecer os charmosos vilarejos é contratar um uma empresa de receptivo baseada na França e especializada em receber brasileiros no país. A França Entre Amigos oferece estes serviços e conta com profissionais especializados que falam português.

+Info:

França entre Amigos
2 Allée des Bosquets, 94800 Villejuif, França
Tel.: +336 6454 5901
www.francaentreamigos.com.br

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com a Latam, MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.