11 lugares para conhecer em Paraty

Cidade histórica é palco de grandes eventos e referência quando o assunto é cultura e belezas naturais

Uma das cidades mais antigas do Brasil, local por onde muito do ouro do país era exportado, durante o período Colonial, Paraty, no Rio de Janeiro, guarda em sua existência um pedaço da história do Brasil. Além disso, em suas esquinas de casarões antigos e casas de pescadores, a cidade transpira cultura, sempre com um belíssimo cenário natural ao redor. Seja para visita a Feira Literária de Paraty, um dos eventos nacionais de maior renome mundial que acontece anualmente, ou para aproveitar um dia de mar, essa pequena preciosidade nacional vale a sua visita.

Veja agora os 11 lugares para conhecer em Paraty!

Leia também:

Lugares para conhecer em Paraty
Praia do Cachadaço, o lado mais gostosa da vila de Trindade em Paraty
Conheça as praias e cachoeiras da simpática vila de Trindade no RJ
Saco de Mamanguá em Paraty: o único fiorde tropical do mundo

Caminhada no centro histórico

Livre da presença de carros, explorar o centro histórico de Paraty é a primeira parada obrigatória. Sendo uma das primeiras cidades planejadas do Brasil, as ruas chamam a atenção por permitirem a invasão da maré cheia, sistema desenvolvido para limpar e escoar o esgoto da cidade nos séculos passados. As belíssimas igrejas, dedicadas aos cultos dos abastados, da classe média e para os escravos, emolduram o cenário, exibindo suas riquezas e acabamentos em estilos coloniais e barrocos. Artistas de rua e artesãos vendem em suas lojas e barracas uma série de lembranças da cidade, e até obras de artes, objetos de decoração e outra infinidade de artigos.

Foto: Walter Mello

Mergulho de cilindro

Que tal aproveitar o passeio de barco para ir até um dos vários pontos de mergulho nas ilhas de Paraty? A cidade, que tem um mar calmo e água limpa, é um dos melhores pontos nacionais para desbravar o fundo do mar. Seja você profissional ou não, é possível agendar em uma das empresas de mergulho do centro da cidade. É possível nadar perto de cardumes coloridos, em uma água sempre fresquinha.

Passeio de escuna

Com um belíssimo litoral, mata preservada e ilhas de águas cristalinas, a Baía de Paraty é um ótimo local para atividades aquáticas. Escunas e pequenas traineiras, veleiros, lanchas e todo tipo de embarcação realizam passeios e fazem um convite ao turista para desbravar as belezas atlânticas. Nos passeios, a paisagem da cidade vista do mar é complementada pelas paradisíacas ilhas, onde é possível aproveitar para comer uma comida caiçara tradicional.

Foto: Patricia Lacerda

Gastronomia

Por ser um polo turístico que atrai gente de todo planeta, Paraty tem opções para todos os tipos de gostos. Do brasileiro à culinária internacional, alguns dos restaurantes, como o Banana da Terra, no centro histórico, usa ingredientes típicos do Brasil, em pratos feitos no capricho, mostrando o que nossa culinária tem de melhor. Já outros como o Punto Divino, na mesma região, são um exemplo da culinária italiana da Toscana e Sicília.

Galerias de arte e ateliês

Com sua rica cultura misturando tradições africanas, indígenas e europeia, as ruas e lojas de Paraty oferecem uma variedade de opções de ateliês e artesanatos. Nas feirinhas da cidade, o visitante pode encontrar artefatos e peças de artes com riquíssima diversidade étnica e cultural. Destaque para as peças feitas em cestaria, papel machê e trabalhos e esculturas em madeira. A Casa da Cultura, no centro histórico, oferece mostra de artes e de relíquias culturais que ajudam a contar um pedaço da história da cidade e do país.

Foto: Alma Demetrio Junior

Trindade

Um dos bairros mais procurados da cidade, Trindade, fica localizado há 30km do trevo de Paraty, sendo acessível pela BR-101. Repleta de belas praias, trilhas cheias de aventura e suas cachoeiras escondidas, a pequena vila tem um interessante cardápio de restaurantes, opções para quem gosta de acampar e para aqueles que preferem uma pousadinha. Entre as praias de destaque, está a Praia do Meio. Com águas limpas e uma bonita formação rochosa, os turistas ainda podem atravessar um pequeno rio e, por meio de uma pequena trilha, ainda conhecerem a Praia do Cachadaço.

Saco do Mamanguá

O único fiorde brasileiro, formação geográfica em que um braço de mar avança entre altas montanhas, vale e muito sua visita. Chegando de barco, é possível apreciar as montanhas cobertas de vegetação e ainda parar em uma das 33 praias ao longo do Saco do Mamanguá. Com oito comunidades caiçaras ao longo de sua extensão, os turistas podem parar em alguns dos pequenos bares e restaurantes para saborearem uma refeição fresquinha, ou aproveitarem para comprar peixes e frutos do mar, direto das embarcações. Ao fundo do fiorde, é possível encontrar uma área de manguezal.

Foto: Bruno Trevisan Dini

Praia da Lula

Cercada por mata bem preservada e de águas esmeraldas, a Praia da Lula é uma das paradas obrigatórias. A forma mais fácil de se chegar é por meio de escunas e barcos que levam os turistas do porto de Paraty até o local. Os barcos ancorados próximos da praia deixam o cenário ainda mais bonito. Dá para aproveitar as águas transparentes e mergulhar de snorkel, bem como descansar na areia e tirar um cochilo, depois de uma boa refeição.

Cachoeira do Tobogã

Entre as magnificas cachoeiras do município, a Cachoeira do Tobogã é uma das mais visitadas. Distante 7,5km do trevo de acesso à cidade, na Estrada Real, que liga Cunha à Paraty, a cachoeira conquistou os visitantes por causa de uma grande pedra lisa, que acaba funcionando como um tobogã, no fluxo de água, que acaba deixando a pessoa em escorregar até uma piscina natural. Para chegar o visitante precisa cruzar uma pequena trilha que começa atrás do Centro de Informações Turísticas do Caminho do Ouro.

Foto: Clarissa Carino

Alambique Maria Izabel

Uma das cachaças mais famosas do Brasil no exterior, a Maria Izabel é produzida em Paraty, no Sítio Santo Antônio, desde 1996. Feita de maneira artesanal, está no ranking nacional das melhores bebidas. Desde a plantação da cana, passando pela fermentação, destilação e armazenamento, todas as etapas tem o envolvimento da proprietária, Maria Izabel. Os apreciadores de cachaça podem visitar o alambique, para conhecerem um pouco mais a produção da bebida, experimentarem e comparem uma das garrafas. Saindo do trevo de Paraty, no sentido Angra dos Reis, o motorista anda cerca de 8km até o local.

Praia do Sono

Uma das praias de natureza selvagem de Paraty, com águas cristalinas e vegetação quase intocada, é um ponto excelente para a prática de mergulho ou para quem quer curtir um dia tranquilo à beira mar. Com acesso mais fácil por barcos, quem gosta de aventura pode chegar até a praia por meio de uma trilha, que começa em um condomínio residencial. Os amantes do camping acham na praia podem ficar um campground.

Foto: Alvaro Rodrigues

Por toda essa riqueza histórica, cultural, ambiental e gastronômica que Paraty merece sua visita, seja sua idade qual for, pois sempre haverá um programa para te relaxar, ensinar e divertir.

Onde se hospedar:

Encontre hospedagens na cidade do Paraty aqui.

Dicas para planejar sua viagem:

- Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels: descubra os melhores preços e a localização ideal para a sua viagem. Acesse o Booking.com e faça sua reserva parcelada em até 10x.

- Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas publicadas diariamente no site oficial da Latam, MaxMilhas e Skyscanner.

- Está buscando pacotes de viagens em promoção? Encontre os melhores preços para a sua viagem com as ofertas promocionais da CVC e viaje muito mais.

- Não sabe para onde viajar? Confira nossos Guias de Viagem e descubra diferentes lugares para conhecer no Brasil e no mundo.


NOME