Um guia alternativo para aproveitar tudo de melhor que a charmosa capital portenha tem a oferecer

Buenos Aires figura no topo da lista de qualquer viajante. Belos cenários, incríveis monumentos históricos e um chame sem igual fazem da capital portenha um destino democrático capaz de agradar a todos os estilos.

Existem várias Buenos Aires dentro de uma só. A cidade consegue ser vibrante, cosmopolita, cult, moderna, histórica, tradicional e cheia de surpresas – e tudo isso pertinho do Brasil. E, claro, também guarda segredos e lugares especiais fora daquela tradicional rota turística.

A Gerente de Turismo de Buenos Aires, Denise Freve, visitou o Brasil em junho e deixou algumas dicas especiais para leitores do Guia Viajar Melhor que desejam curtir um roteiro além do convencional.

Confira 11 lugares em Buenos Aires para fugir do óbvio e programe um roteiro único por uma das cidades mais incríveis da América Latina.

Lugares diferentes para visitar em Buenos Aires:

Ruas de arte urbana

Foto: Divulgação/ Travel Buenos Aires

A grande oferta cultural em Buenos Aires não está somente em museus e centros culturais, mas também nas ruas. Espaços públicos da cidade são ocupados pela arte urbana, revelando talentos impressionantes em cores e estilos de grafites.

Os bairros de Coghlan, Villa Urquiza, Colegiales e Palermo são ideais para quem deseja de encantar com as incríveis fachadas transformadas em murais de grandes dimensões a céu aberto. O mais bacana é que o governo da cidade de Buenos Aires oferece diversos tours guiados que revelam os bairros por meio dessa arte.

Bares para curtir a noite portenha

Foto: Divulgação/ Bebop Club

Se para você a noite não tem hora para acabar, Buenos Aires é a cidade ideal. A oferta de bares, clubes e botequins que funcionam até altas horas é farta e apresenta milhares de opções animadas. A maioria dos bares abre suas portas às 22h, já as baladas às 2h da manhã.

Uma dica é descansar durante a tarde para acompanhar a noite intensa da cidade que pulsa em Palermo, bairro que concentra grande parte dos bares. Já os grandes clubes podem ser encontrados em Costanera Norte, que também costuma sediar eventos e festivais de música.

Para quem deseja curtir a noite de forma em uma balada mais sofisticada, uma dica é o Bar Tequila, na Costanera Norte, um dos mais seletos e refinados da cidade com uma ótima pista. Outro lugar incrível é o Bebop Club, em San Telmo, que conta com uma programação que mescla jazz, blues, funk, soul e pop.

Circuito de moda independente

Foto: Divulgação/ Panorama

Para quem ama aproveitar uma viagem para fazer compras e encontrar peças diferentes e criativas, Buenos Aires concentra lugares que são verdadeiros geradores de tendências. Os espaços artísticos pulsam sob o comando de jovens designers independentes com suas lojas, que se concentram principalmente na área de Palermo Soho.

O bairro de San Telmo também revela estabelecimentos, feiras, mercados populares e antiquários, além de boutiques exclusivas comandadas por jovens designers locais e internacionais. Sem dúvidas, esses são lugares paa fugir do óbvio em Buenos Aires para quem é apaixonado por moda.

Restaurantes diferentes

Foto: Beatrice Murc Wikimedia Commons

Muito além do famoso churrasco argentino, Buenos Aires é bastante diversificada quando o assunto é gastronomia. É claro que as churrascarias estão entre as preferidas pelos turistas, mas quem quer ir além das deliciosas parrillas não terá problemas em encontrar restaurantes para agradar os mais variados paladares.

Alguns dos polos gastronômicos da cidade estão em Palermo, Puerto Madero, Recoleta, La Boca, Chacarita e San Telmo, bairros onde é possível encontrar os mais conceituados estabelecimentos, incluindo dez destaques na lista do Latin America’s 50 Best (famosa premiação gastronômica da América Latina).

Entre algumas opções diferentes está Niño Gordo, em Palermo, que faz uma deliciosa – e curiosa – fusão da culinária asiática com os sabores portenhos em um ambiente descolado. Outra dica também em Palermo é El Preferido, uma típica taberna de Buenos Aires que oferece o melhor da cozinha clássica de imigrantes espanhóis e italianos.

Isso sem falar nas clássicas pizzarias portenhas encontradas ao longo da Avenida Corrientes, onde o queijo das redondas transborda. Entre elas vale visitar a clássica Pizzaria Guerrin, onde a pizza pode ser servida no balcão ou nas mesas, e a Pizzaria Banchero, uma das mais antigas da cidade, as duas preferidas da Gerente de Turismo de Buenos Aires, Denise Freve.

Mercado de Pulgas

Foto: Divulgação/ Travel Buenos Aires

Para viver um pouco mais da essência de Buenos Aires vale visitar os mercados de antiguidades, espaços que oferecem verdadeiras relíquias perdidas no tempo. O “Mercado de Las Pulgas”, no bairro Colegiales, é perfeito para quem aprecia móveis antigos, pinturas, joias, pratarias, porcelana, instrumentos musicais e o que mais você imaginar – afinal, são cerca de 160 lojas reunidas em um grande galpão.

Além de se deslumbrar com as peças, é um local interessante para observar as pessoas e reviver objetos que fizeram parte do passado portenho, dando a sensação de uma viagem no tempo. Alguns estabelecimentos oferecem serviço de restauração, apresentando trabalhos belíssimos de polimento e colagem das mais variadas peças.

Passeio de la Historieta

Foto: Divulgação/ Travel Buenos Aires

Gosta de histórias em quadrinhos? Buenos Aires apresenta um circuito lúdico, divertido e que também é uma homenagem aos principais personagens dos quadrinhos argentinos. A escultura de Mafalda, com Susanita e Manolito ao lado, é bastante conhecida e atrai diversos turistas no bairro de San Telmo.

No entanto, poucas pessoas sabem que, de personagem em personagem, é possível percorrer outros dois bairros da cidade: Montserrat e Puerto Madero. O interessante em realizar esse trajeto, além de se deparar com as coloridas esculturas, é conhecer diversas ruas e cantinhos inexplorados da cidade. O percurso é sinalizado e revela murais, pinturas e cores, uma verdadeira imersão ao universo dos quadrinhos.

Barrio Chino

Foto: Fulviusbsas/ Wikipedia

Você sabia que existe um pedacinho da China em Buenos Aires? Próximo ao centro da cidade, o Barrio Chino fica dentro de Belgrano e concentra diversas lojinhas, mercados e restaurantes orientais. O espaço não é grande, mas apesar de ser formado por poucos quarteirões, costuma receber mais de 20 mil visitantes por final de semana.

O local mantém um arco proveniente da China, com mais de 10 metros de altura, que enfeita a entrada da estação de trem de Barrancas. O China Town portenho é um dos lugares do circuito alternativo da cidade, para quem quer fugir do óbvio e descobrir uma Buenos Aires cosmopolita e repleta de surpresas.

Patio de Los Lecheros

Foto: Divulgação/ Travel Buenos Aires

Ideal para quem deseja curtir um fim de semana diferente coma família, o Patio de Los Lecheros está localizado a 30 minutos do centro de Buenos Aires. O local apresenta uma atmosfera descontraída e oferece diferentes propostas culturais e gastronômicas em uma área que abrigava uma antiga estação de trem.

Os visitantes podem aproveitar tradições de diversos países além de música, além de food trucks, horta urbana, mercado com produtos orgânicos, cervejaria e espaço para crianças.

Reserva Ecológica Costanera Sur

Foto: Divulgação/ Travel Buenos Aires

Buenos Aires reserva diversos lugares para fugir do trânsito da cidade e relaxar em meio à natureza. Além do Rosedal e do Jardim Japonês, que são ótimos lugares para curtir essa atmosfera, a Reserva Ecológica Costanera Sul abriga a maior área verde da cidade, com 360 hectares.

Um passeio para fugir do óbvio em Buenos Aires seria programar um piquenique em seu gramado, dar uma volta de bicicleta (que pode ser alugada no local) ou percorrer uma de suas diversas trilhas que levam ao rio. Pelo caminho, espécies de aves, mamíferos, anfíbios e répteis podem ser avistados, fazendo com que os visitantes esqueçam que estão em uma cidade grande.

Campo Argentino de Polo

Foto: Divulgação/ Travel Buenos Aires

A paixão pelo futebol é evidenciada a cada esquina em Buenos Aires, já que a cidade conta com o maior número de campos de futebol com capacidade para abrigar mais de 10 mil pessoas do mundo (são 36 no total). Entre os mais famosos estão La Bombonera, o estádio do Boca Juniors e o Estádio Monumental, também conhecido como o estádio do River Plate.

Poucos sabem, mas outra tradição esportiva que é um verdadeiro fenômeno no país é o polo argentino, considerado um dos melhores do mundo. O Campo Argentino de Polo, em Palermo, costuma sediar o maior e mais conceituado torneio do esporte do mundo, o Campeonato Argentino Aberto de Polo, realizado todos os anos entre novembro e dezembro. O evento é sempre finalizado com uma grande festa que reúne atletas e personalidades mundialmente conhecidas.

El Zanjón de Granados

Foto: Divulgação

Se você gosta de história, esse é um passeio imperdível que deve incluir em um roteiro para fugir do óbvio em Buenos Aires. Nos anos 80, enquanto um proprietário de uma casa em estilo italiano do século XIX tentava realizar uma restauração, descobriu os restos de uma edificação do século XVIII, com objetos que datam da época colonial.

São dezenas de túneis, paredões, salões, entre outras relíquias que foram descobertas por acaso.  Atualmente, o espaço, que está localizado em San Telmo, virou museu e pode ser visitado em tours de uma hora em inglês ou espanhol.

Bônus: Ciudad Cultural Konex

Foto: Divulgação/ Travel Buenos Aires

Buenos Aires transpira arte e cultura, com atrações para todos os gostos e estilos. Uma delas são os centros culturais que se espalham pelos bairros da cidade. Um passeio diferentão e alternativo para fazer na capital portenha, os centros são pequenos espaços com uma agenda bem completa de eventos, como performances, apresentações, shows, peças, exposições, entre outros.

Um dos mais interessantes é o Ciudad Cultural Konex, em Abasto, situado em uma antiga fábrica de azeite que virou palco de diversas manifestações artísticas.

Leia também:

» Low cost chega ao Brasil com voos até 63% mais baratos para Buenos Aires
» Buenos Aires: veja 6 filmes gravados na capital portenha
» Como ir de Buenos Aires para Montevidéu (e vice-versa)
» Diário de bordo: roteiro de 5 dias em Buenos Aires

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.
» Faça o seu visto e antecipe seu passaporte com a Visto Fácil.

Resort de luxo em Cancún: confira fotos do TRS Coral Hotel

Artigo anterior

Plataforma dá “dinheiro” para pessoas viajarem mais

Artigo seguinte

Você pode gostar