Motivos não faltam para visitar Brotas, considerada a capital da aventura paulista. Conheça 10 deles e programe sua viagem.

Pensando em viajar para Brotas, no interior de São Paulo, mas ainda em dúvida? A cidade, que fica a 250 quilômetros horas da capital, é o paraíso para quem ama natureza. Com atrações que permitem muita adrenalina e também muito descanso, a cidade é uma ótima opção de viagem para um fim de semana ou feriado.

Separamos 10 motivos para visitar Brotas, veja quais são e prepare suas malas:

Estrutura turística

Trilha Ecoparque Cassorova/ Foto: Divulgação

Quem visita Brotas sai de lá com a certeza de que a cidade está preparada para receber o turista, seja para curtir muita aventura ou somente para descansar junto à natureza. Com uma rede hoteleira ampla e preparada, atualmente a cidade conta com mais de 40 opções de hospedagens, entre hotéis, pousadas, hotéis fazenda e resorts. Há também nove ecoparques que oferecem uma estrutura completa de lazer com atividades para adultos e crianças, prezando também pela segurança, acessibilidade e sustentabilidade.

Cachoeiras belíssimas

Cachoeira dos Quatis / Foto: Guia Viajar Melhor

Brotas é sinônimo de belas cachoeiras, rendendo ótimos banhos refrescantes e belas paisagens. O Ecoparque Cassorova dá acesso a duas das mais belas cachoeiras da cidade, a Cachoeira dos Quatis, com 46 metros de queda livre, e a Cachoeira Cassorova, considerada uma das mais belas do Brasil e cartão-postal de Brotas, com impressionantes 60 metros de altura. Já o parque Recanto das Cachoeiras possui trilhas autoguiadas que levam a duas belas cachoeiras: a de Santo Antônio, com 20 metros de altura e a da Roseira, com incríveis 55 metros.

Boa e charmosa gastronomia

Quitutes da Alameda Catharina / Foto: Guia Viajar Melhor

Brotas oferece lugares muito charmosos para desfrutar uma ótima gastronomia na cidade. Um deles é o Brotas Bar, um restaurante localizado em um casarão centenário e repleto de ícones que homenageiam os esportes de aventura, como o rafting. Além de porções, o estabelecimento oferece deliciosos pratos e sobremesas. Para quem prefere ter mais de uma opção, a Alameda Catharina é um centro comercial que reúne diversas propostas gastronômicas, como o restaurante mexicano Guadalupe, o Pub Brotas Beer, os generosos lanches Da Roça e os sorvetes e cafés da Catharina Café & Sorvete.

Tradições do campo

Cavalgada na Areia que Canta/ Foto: Divulgação

Brotas dá ao turista a oportunidade de reviver algumas tradições da fazenda que, especialmente para quem mora em grandes cidades, vão se perdendo com o tempo. Colher uma fruta direto do pé, cavalgar, pescar, alimentar animais, assar um pão, degustar uma deliciosa comida preparada no forno à lenha ou simplesmente descansar no balanço da rede são alguns momentos que podem ser desfrutados em uma visita à cidade.

Muita adrenalina

Foto: Divulgação

Para quem é entusiasta do frio na barriga, não faltam opção na cidade. Brotas oferece diversos ecoparques que contam com as mais variadas opções de esportes na natureza, como rafting, rapel, tirolesas, arvorismo, entre outros. O Recanto das Cachoeiras e o Ecoparque Cassorova são alguns deles e oferecem uma série de atividades para despertar a adrenalina.

O Ecoparque Poção também é uma ótima opção para os aventureiros e apresenta, entre suas novidades, a primeira tirolesa em curvas da América Latina, o Skyrider, que possui 400 metros com diversas curvas e obstáculos em uma espécie de montanha-russa pelas árvores.

Destino pet friendly

Foto: Eco Ação

Sabendo da importância dos pets para as pessoas, muitos hotéis em Brotas tratam os bichinhos como verdadeiros hóspedes. É o caso do Brotas Eco Resort, onde os animais são bem-vindos, além de outras opções de acomodação pela cidade. Até mesmo as atividades na natureza oferecem opções para os cachorros. Alguns parques na cidade permitem que os cães acompanhem seus donos na hora de descer as corredeiras no rafting.

Vistas que encantam

Piscina com borda infinita do Recanto das Cachoeiras / Foto: Guia Viajar Melhor

Há muitos motivos para fazer uma visita a Brotas, mas um deles em especial são as vistas deslumbrantes que alguns lugares nos presenteiam. Por estar localizada em meio a montanhas e rios, a cidade proporciona cenários panorâmicos incríveis, seja pelas trilhas que contam com diversos mirantes ou seja ao descer do alto de uma tirolesa. Algumas dessas vistas incríveis podem ser admiradas da piscina de borda infinita do parque Recanto das Cachoeiras ou ao descer da tirolesa emocionante do Ecoparque Cassorova, a 110 metros de altura.

As crianças amam

Banho de rio na areia que Canta. Foto: Divulgação

Brotas conta com diversas atrações voltadas a crianças. Nos parques espalhados pela cidade que são grandes complexos de lazer, como o Ecoparque Poção, os pequenos podem praticar mini-rafting e aproveitar a Verticalinha, uma tirolesa em miniatura. Fazendinhas também estão entre as opções preferidas da criançada, onde é possível interagir com animais e alimentá-los, como a do complexo Areia Que Canta.

Você sabia que um dos centros de astronomia mais importantes do Brasil está em Brotas? O CEU (Centro de Estudos do Universo) é um complexo que conta com experiências vivenciais e interativas, permitindo que as crianças observem e aprendam sobre constelações e planetas por meio de dois gigantes telescópios de última geração.

Atividades na água

Foto: Secretaria de Turismo de Brotas

A água é abundante em Brotas e precisa estar entre os motivos para visitar a cidade. O município tem como principal atração o rafting, esporte que atrai aventureiros dispostos a deslizar nas corredeiras do agitado Rio Jacaré Pepira a bordo de um bote inflável.  Ainda é possível praticar boia cross ou simplesmente se deixar levar pela correnteza em flutuações refrescantes. Banhos de cachoeira e hidromassagens naturais também podem ser desfrutados, sem falar na Nascente Areia Que Canta, um fervedouro de águas cristalinas em pleno interior de São Paulo.

Segurança e responsabilidade

Ecoparque Poção / Foto: Divulgação

Brotas é referência em ecoturismo no Brasil, prezando pela segurança dos visitantes a cada atividade praticada. Isso é notado desde a preparação de guias e monitores dos ecoparques, sempre atenciosos e preocupados, além da própria infraestrutura dos locais. No Ecoparque Poção, por exemplo, quem todas as atividades são operadas pela Alaya, referência brasileira em aventura e reconhecida internacionalmente pelo seu padrão de qualidade na gestão da segurança.

Leia também:

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Este fervedouro de águas cristalinas fica no interior de São Paulo

Artigo anterior

Tirolesa de 1km liga São Paulo a Minas Gerais em travessia de 40 segundos

Artigo seguinte

Você pode gostar