10 cidades românticas para visitar na Itália

Muito além da cultura e história, a Itália possui diversas cidades românticas que merecem ser conhecidas

Quando se pensa nos países mais visitados da Europa, a Itália é de longe um dos mais citados, afinal reúne atrativos para todos os gostos e perfis, incluindo belas praias e gastronomia surpreendente. Embora jovem, possui uma história extremamente rica, retratada nos milhares de monumentos que podem ser encontrados em toda a sua extensão, fazendo desse destino um prato cheio para quem não abre mão de conhecer a história local.

As obras de arte, por sua vez, não devem ser tratadas como um caso à parte, afinal é possível encontrá-las não só em museus e galerias, mas também nos monumentos religiosos da Itália, como a famosa Capela Sistina. Os roteiros religiosos, por sinal, merecem atenção especial mesmo dos que não são adeptos do catolicismo.

Mas é quando falamos de paisagens exuberantes, medievais e bucólicas que esse destino ganha ainda mais destaque, charme e um romantismo especial, não sendo nenhum exagero afirmar que as cidades românticas da Itália devem ser visitadas por casais viajantes ao menos uma vez.

Cidades românticas para visitar na Itália

Verona

De todas as cidades românticas para visitar na Itália, Verona é considerada uma das mais especiais, se não a que ganha o topo da lista. Ali nasceu o romance de Romeu e Julieta, escrito por William Shakespeare e que se mantem vivo até hoje, sendo sem dúvidas um dos principais atrativos para casais do mundo todo.

O principal ponto turístico de Verona é a Casa di Giulietta, onde se encontra uma estátua da personagem e é possível fazer uma breve viagem no tempo utilizando a imaginação, mas não se engane: a cidade possui ainda diversos palácios e ruas charmosas que fazem com que o ar de romantismo seja sentido em cada canto.

Foto: Patrick Otto

Positano

Embora sem um romance que a tenha tornado famosa, Positano também figura na lista de cidades românticas para visitar na Itália, proporcionando para qualquer casal uma estadia inesquecível.

Aqui o sonho de “fugir de tudo e de todos” se torna possível de ser realizado, considerando que a cidade, do tamanho de uma vila, é literalmente um refúgio na montanha, com dezenas de construções coloridas e ruas graciosas. Para completar a experiência, nada mais romântico do que um jantar com vista para o mar, dica válida também para o quarto de hotel escolhido.

Foto: Pixabay

Florença

Considerada o berço do Renascimento Italiano, Florença é a principal cidade da Itália que os amantes de arte devem visitar, restando ainda inúmeros atrativos para os casais em busca de romantismo. Uma visita à estátua de Davi, de Michelangelo, se faz obrigatória seja na Galleria Dell’Accademia ou na praça do Pallazzo Vecchio, bem como uma ida à Galleria Uffizzi.

Os passeios românticos são iniciados facilmente junto às ruas da cidade, sendo imprescindível caminhar na estrada dell’Erta Canina para sentir o clima mágico da Toscana. Um item indispensável para quem visita a região, por sinal, é o famoso vinho local, capaz de tornar qualquer momento inesquecível.

Foto: Pixabay

Perúgia

Perúgia é cercada por uma área verde de tirar o fôlego, principalmente quando as montanhas somam-se à paisagem medieval da própria cidade.

Casais que escolhem esse destino ao planejar uma viagem para a Itália não se arrependem: é possível desfrutar de jantares incríveis com produtos locais em um cenário inesquecível, ao mesmo tempo em que se faz uma verdadeira imersão em arte.

Foto: Pixabay

Sorrento

Também na Costa Amalfitana, como Positano, Sorrento é considerada uma das cidades românticas para visitar na Itália devido características similares: casas e monumentos construídos no alto de um morro, o que faz com que tenham um charme único, e, claro, uma incrível vista para o mar.

A melhor pedida para uma estadia na cidade, além de provar os tradicionais sorvetes italianos, é experimentar também o limoncello, licor de limão produzido no sul do país. Para fechar o dia da forma mais romântica possível, o passeio obrigatório é a Villa Comunale, de onde é possível avistar o Vesúvio e Nápoles, além de assistir a um pôr do sol espetacular.

Foto: Pixabay

Vernazza

Vernazza está localizada na região de Cinque Terre, formada por mais quatro cidades, sendo elas Riomaggiore, Corniglia, Monterosso e Manarola, e, quando comparada a outros destinos italianos pode não apresentar tantos atrativos, mas não deixa de ser uma das principais escolhas para quem procura uma cidade romântica na Itália, principalmente para passar a lua de mel.

Um dos principais motivos para essa escolha é a vista inesquecível que pode ser apreciada para quem chega, junto ao clima de romance que pode ser desfrutado nas ruas, lojas e restaurantes. Para um passeio cultural, a pedida é uma visita à igreja de Santa Margherita di Antiochia, ornamentada no estilo gótico e feita de pedra.

Foto: Pixabay

Veneza

Fugindo um pouco do clima bucólico e construções medievais, Veneza entra para a lista de cidades românticas para visitar na Itália por conta do seu charme único, caracterizado principalmente pelos famosos passeios de gôndola, obrigatórios para qualquer casal.

Os passeios pela Ponte di Rialto e pela Piazza de San Marco, finalizados com uma visita ao alto da Campinale ajudam a deixar o roteiro mais romântico.

Foto: Pixabay

Orvieto

Orvieto retorna ao clima medieval, com inúmeras construções históricas, como a Fortaleza Albornoz, do século 14, mas se sobressai no que diz respeito a literalmente transportar o visitante para outra época.

Imagine se hospedar e uma cidade romântica da Itália, com ares medievais, e desfrutar de uma típica refeição do século 16… Em Orvieto isso é possível.

Foto: Raffaele Birnardo

Módena

Com ares mais urbanos, de cidade maior, Módena está repleta de pontos turísticos históricos, com dois deles ganhando destaque especial: o Museo Enzo Ferrari e a famosa Coleção Umberto Panini.

O romantismo da cidade, obviamente, não se encontra nos carros superpotentes, mas sim nos charmosos picos nevados e vinícolas que a mesma possui e que, juntos, dão a qualquer viagem um toque especial.

Foto: Anthony Dolce

Taranto

Reunindo um acervo completo sobre a história grega no Museo Nazionale Archeologico, Taranto atrai centenas de turistas e também casais. Entre os passeios que podem ser feitos, o mais especial, que inclusive se adequa ao clima de romantismo, é uma visita ao Castello Aragonese.

Foto: Anthony Dolce

Muitas das cidades românticas para visitar na Itália podem ser conhecidas em um curto espaço de tempo, utilizando-se um carro para facilitar o roteiro. Conheça os serviços da Elmocar e planeje sua viagem visando conhecer todos os pontos de interesse com segurança e total autonomia.

+ Info:

Elmocar
Guia em português na Itália
Tel: +39 06 52 27 92 15
WhatsApp: +39 346 754 55 18
Site: www.elmocar.com

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com a Latam, MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.