Neste Dia das Mães, que tal programar algo diferente e bem pertinho de São Paulo para comemorar em família?

O Dia das Mães está chegando e nada como programar uma viagem curta, estilo bate e volta, para fazer sua mãe sair de São Paulo, deixar a rotina de lado e curtir novos ares. Seja para curtir uma praia, se deslumbrar com belas paisagens, contemplar montanhas, degustar um bom vinho, caminhar no parque, meditar ou se aventurar em esportes em meio à natureza, separamos 10 opções de passeios rápidos que podem se tornar um ótimo presente e render  momentos inesquecíveis em família.

Confira 10 cidades para curtir com sua mãe bem próximas a São Paulo.

Embu das Artes


Foto: Luiz Jorge/ Expressão Studio

São apenas 31 quilômetros que separam a charmosa Embu das Artes de São Paulo. Sem dúvida, a cidade é um destino que não pode ser deixado de lado para comemorar o Dia das Mães de forma diferente e repleta de charme. São ruas de paralelepípedo, bem arborizadas, cercadas de construções simpáticas e um belo centro histórico que oferece atrações como o Museu de Arte Sacra dos Jesuítas, construído no final do século XVII.

Bem próximo ao centro histórico está uma grande área verde, o Parque do Lago Francisco Rizzo. No lugar há um lago com carpas, patos, gansos e tartarugas, além de pista de corrida, parquinho, brinquedoteca e outras atrações – o melhor é que a entrada é gratuita.

Aos finais de semana, a Feira de Artes e Artesanato reúne mais de 800 expositores que oferecem uma grande variedade de produtos, como bijuterias, instrumentos musicais, peças decorativas, porcelanas, vestuário e muito mais.

Holambra


Foto: Divulgação

O sonho da sua mãe sempre foi conhecer alguma cidade da Europa? Em Holambra, que fica a apenas 130 quilômetros de São Paulo, ela poderá se encantar com conjuntos de casinhas coloridas lembram as construções de madeira de Amsterdã.

É na cidade que também se encontra o maior moinho da América Latina, uma homenagem aos tradicionais moinhos holandeses. É possível subir em um deck localizado o topo do moinho ter uma vista privilegiada da cidade.

Conhecida como a Capital Nacional das Flores, a cidade é responsável por 45% da produção de flores no país, possibilitando visitar alguns campos floridos e ver de perto como funcionam as plantações (além, é claro, de adquirir belas plantas). Aproveite para também experimentar diversas comidas e doces típicos da Holanda.

Brotas


Foto: Divulgação/Brotas

Sua mãe é aventureira? Então o lugar certo para curtir o Dia das Mãe em família é Brotas, conhecida como a capital do ecoturismo paulista. Distante aproximadamente três horas da capital, a cidade oferece uma infinidade de esportes na natureza, como o rafting, arvorismo, quadriciclo, tirolesas ou trilhas que levam até belas cachoeiras.

Há também diversos parques que oferecem sistema day use com preço fixo, onde é possível aproveitar diversas atividades em um único dia de diversão e ainda almoçar. Uma opção é o Hotel fazenda Areia Que Canta, que abriga a belíssima nascente de mesmo nome com águas cristalinas e tomar um banho refrescante.

O parque Recanto das Cachoeiras, além de diversas atividades, oferece trilhas em plataformas de madeira que levam a duas ótimas e enormes cachoeiras, a de Santo Antônio, com 20 metros de queda e a da Roseira, com 55 metros, além de uma piscina com borda infinita e vista para as montanhas.

Já o Eco Parque Cassorova oferece acesso a duas belas quedas d’água: a Cachoeira dos Quatis, de 46 metros, e a Cachoeira Cassorova, com imponentes 60 metros, além de emocionantes tirolesas e diversas atividades que proporcionam aquele friozinho na barriga.

São Roque


Foto: Divulgação

Se sua mãe ama degustar um bom vinho, a apenas 50 minutos de São Paulo está São Roque, cidade charmosa que abriga a Rota do Vinho. Este é um trajeto que reúne três estradas e mais de 30 estabelecimentos relacionados à bebida, como vinícolas, restaurantes e adegas. Entre as paradas imperdíveis está a Vinícola Góes, um espaço que oferece vinhos de fabricação própria, restaurante e uma visita guiada para conhecer todo o processo de fabricação da bebida.

A Quinta do Olivardo é outro ponto indispensável na rota e apresenta uma atmosfera rústica que oferece pratos tradicionais portugueses, como pastel de bacalhau, pastel de Belém, entre outras delícias. O espaço também oferece atividades ao ar livre, como tirolesa, cavalgada, pedalinho e muito mais.

A Vila Don Pato é outro lugar imperdível e, além da ótima gastronomia portuguesa, também faz uma homenagem às Ruas de Águeda, com diversos guarda-chuvas coloridos que rendem ótimas fotos. Já para quem deseja se divertir, é em São Roque que está o o Ski Mountain Park, um complexo de diversão com várias atividades em meio a um cenário de muita natureza e belas montanhas. As pistas de ski e snowboard são as únicas da América do Sul e contam com instrutores treinados que ajudam crianças e adultos a praticarem esportes no gelo em pleno clima tropical.

Cotia


Foto: Mike Peel/ Wikimedia Commons

Sua mãe precisa relaxar em meio a um local cercado por natureza, paz e sossego? Em Cotia, a menos de uma hora de São Paulo, está o maior templo budista da América Latina, o Zu Lai.  São 10 mil metros quadrados de área construída, com boa parte dos materiais importados da China. O templo se tornou um espaço de contemplação, paz e beleza não só aos adeptos da religião, mas a todos visitantes e turistas que apreciam a calma e a serenidade.

Além de muito bonito e interessante, o acesso ao templo é gratuito, uma boa opção de passeio para quem quer economizar nesse Dia das Mães. Quem quiser, pode agendar e participar de aulas de meditação que também são oferecidas gratuitamente.

Paranapiacaba


Foto: Pixabay

Se sua mãe gosta de passeios diferentes e repletos de história, um bate a volta até a Vila de Paranapiacaba, em Santo André, pode ser uma ótima ideia e uma verdadeira volta ao passado. A apenas 50 km da capital, foi construída em 1865 para abrigar engenheiros e operários da empresa britânica Railway durante a inauguração da primeira ferrovia do estado.

Localizada em meio ao topo da Serra do Mar, o vilarejo é emoldurado pelas belezas do Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba, uma área de 400 hectares que conserva uma importante área de Mata Atlântica com diversas trilhas ecológicas.

Santos


Foto: Setur/ Santos

Ao contrário do que muitos pensam, Santos não se resume só a boas praias com boa infraestrutura. A cidade, que fica a pouco mais de uma hora de São Paulo, é uma ótima opção de passeio para um Dia das Mães repleto de história, cultura e muito café.

O Museu do Café, por exemplo, apresenta aos visitantes dados e informações sobre a história da bebida no Brasil e no mundo. Não deixe também de fazer um passeio de bondinho, uma verdadeira viagem ao passado em um trajeto de cinco quilômetros pelos pontos turísticos do centro da cidade, que reúne uma série de edifícios e monumentos que testemunharam várias fases da história do Brasil.

Para quem não abre mão de belas praias e bons quiosques, a Praia do Gonzaga é detentora de um dos maiores jardins de praia do mundo e conta ciclovia, muitos quiosques e toda a infraestrutura necessária para curtir o mar e um pôr do sol encantador, com vista para as embarcações que partem e chegam ao Porto de Santos.

Guararema


Foto: prefeitura de Guararema

Apesar de não ser tão conhecida, Guararema fica a apenas uma hora de São Paulo. Para quem quer gastar pouco, a cidade é uma ótima opção de passeio próximo à capital para levar sua mãe, já que há várias atrações gratuitas ou com valores mais acessíveis.

A cidade possui um centrinho histórico charmoso com várias construções do século XVIII, como a Igreja Matriz de Guararema. Se sua mãe curte fazer compras, aos finais de semana também acontece uma feirinha de artesanatos que oferece produtos regionais e lembranças para levar para casa.

Uma opção de passeio diferente é a Maria Fumaça que parte da Estação Central de Guararema, construída em 1891, e segue até a estação da Vila Luís Carlos, em um trajeto total de quase sete quilômetros percorrendo montanhas e belos cenários.

Atibaia


Foto: Paulo César Prezoto/ Flickr

Sua mãe precisa de um lugar com ar puro, belas paisagens e muito charme? Uma opção boa para comemorar o Dia das Mães desta forma é programar um passeio para Atibaia, que fica bem pertinho de São Paulo. O Parque Municipal Edmundo Zanoni fica em uma área de 40 mil metros quadrados perfeita para caminhadas, um piquenique ou para andar de pedalinho no lago que enfeita o lugar.

No Lago do Major, outro ponto interessante da cidade, é possível andar de teleférico até o ponto mais alto da cidade em um percurso de 550 metros. Para ter uma das vistas panorâmicas mais incríveis do interior de São Paulo, uma dica é subir até a Pedra Grande, conhecida por ser o ponto de partida de asas-deltas e um dos cartões-postais da cidade. Vale a pena conferir um pôr do sol incrível a uma altitude de 1450 metros.

Guarujá


Foto: Rachid EL QOMRI/ Flickr

Se sua mãe quer aproveitar um dia de sol para curtir uma praia e diversas atrações, o Guarujá é uma ótima opção a uma hora e meia de São Paulo. São mais de 22 quilômetros de praias para aproveitar, incluindo a Praia da Enseada, uma das que oferecerem melhor estrutura, e a Prainha Branca, com um visual rústico e despretensioso, cujo acesso é realizado por uma trilha.

Um passeio diferente para fazer pelo Guarujá é o passeio de escuna, que proporciona outra visão da cidade. Por meio da embarcação, é possível percorrer o Canal de Bertioga e observar as ruínas da Ermida de Santo Antônio do Guaibê, construída por volta de 1560.

Um passeio diferente para fazer em Guarujá é visitar o Acqua Mundo, o aquário da cidade que reúne mais 180 espécies de animais marinhos e de água doce, entre tartarugas, peixes, arraias, tubarões, pinguins, entre outros.  Outra opção bacana é curtir um dos diversos mirantes que proporcionam uma vista única e panorâmica da cidade em meio à natureza, como o Morro do Maluf e o Mirante da Gávea.

» Melhores destinos para comemorar o Dia das Mães
» 4 passeios culturais para fazer em São Paulo
» Essa cabana minúscula é uma das casas mais reservadas no Airbnb
» As cidades mais baratas da América do Sul para mochilar em 2019

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Primeira suíte vegana do mundo é inaugurada em Londres

Artigo anterior

Conheça o mini trailer que é perfeito para viagens a dois

Artigo seguinte

Você pode gostar